Apresentação
Localizado próximo ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), o Campus Sorocaba da UFSCar tem 70 hectares de extensão e 48 mil m² de área construída, distribuídos entre três centros acadêmicos – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O Campus congrega edifícios de aulas teóricas, laboratórios, auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo.
Do início da sua implantação, em 2006, ainda nas instalações da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da empresa NCH, o Campus Sorocaba mais que triplicou o número de seus cursos de graduação. Atualmente, são 14 graduações oferecidas e dez programas de pós-graduação, além das mais de mil atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. Desde a sua criação, o Campus Sorocaba da UFSCar vem estreitando laços com a cidade de Sorocaba e sua região metropolitana, construindo uma identificação da Universidade com o município, visando à expansão do conhecimento. Nesse período foram firmadas mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas.
Sorocaba está localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, a cerca de 100 km da capital paulista. Com cerca de de 723 mil habitantes. Historicamente, o município de Sorocaba se desenvolveu ao longo do Rio Sorocaba, que é o elemento fisiográfico mais importante da região, sendo responsável pela evolução do relevo local. A cidade é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil.
A cidade tem um parque industrial diversificado abrangendo aproximadamente 600 indústrias. Com um crescimento de 5% ao ano, Sorocaba tem como principais bases de sua economia os setores da indústria e de serviços, atingindo um PIB de R$35 bilhões, em 2018. Forma junto com Campinas um dos eixos mais industrializados do país. Não à toa que é conhecido como “corredor asiático”, devido à concentração de empresas japonesas, coreanas e chinesas como a Toyota, Samsung e Huawei, que escolheram a região para instalar suas plantas industriais.
A oferta de mão de obra qualificada, universidades e centros de pesquisas reconhecidos são alguns dos responsáveis por atrair as empresas que, ao investirem localmente, geram riqueza para o município, tornando-o cada vez mais independente das verbas governamentais. E a prova disso é que, atualmente, 40% da receita municipal depende do Estado e da União, média inferior à nacional, em torno dos 64%.
Nesse contexto, o Campus Sorocaba da UFSCar colabora com o desenvolvimento local, a partir da formação de profissionais e cidadãos críticos e com a produção de conhecimento científico e tecnológico de alta qualidade.
Endereço:
Rod. João Leme dos Santos
km 110 - SP-264
Bairro do Itinga - Sorocaba
CEP 18052-780
Telefone: (15) 3229-6000