Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 11-12-2024 13:00
Campus Sorocaba sedia evento sobre Educação Especial
Encontro reuniu todas as escolas da rede estadual de Sorocaba e região (Foto: Daniela Milani)
Encontro reuniu todas as escolas da rede estadual de Sorocaba e região (Foto: Daniela Milani)

No dia 10 de dezembro, o Campus Sorocaba da UFSCar sediou o Seminário de Educação Especial da Diretoria de Ensino de Sorocaba, com o tema "Desafios, perspectivas e possibilidades na trajetória da educação de alunos com deficiência na Diretoria de Ensino de Sorocaba". O evento contou com a participação de representantes de todas as escolas da rede estadual de Sorocaba e região. 

O Seminário teve como objetivo apresentar as diferentes formas de atuação da Educação Especial e sua trajetória na Diretoria de Ensino do município, promovendo a reflexão sobre a importância do respeito, equidade, oportunidade e responsabilidade na educação para todas as pessoas. "Em 1992, a Organização das Nações Unidas proclamou o 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, para que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência. As atitudes em relação à deficiência têm se transformado, desde a segregação e estigmatização até a busca por inclusão e igualdade de direitos. Não podemos ignorar o papel fundamental da educação nesse processo", defende Rossenilda Gomes Farias, Dirigente Regional de Ensino.

A programação do Seminário contou com apresentações sobre as principais mudanças atreladas aos marcos legais nacionais e internacionais e seus impactos no atendimento dos estudantes elegíveis da Educação Especial; sobre as contribuições da Tecnologia Assistiva para o estudante com deficiência no contexto escolar; além do compartilhamento de experiências e boas práticas realizadas pelas escolas no cuidado com os estudantes com deficiências. "É um momento de muita alegria, no qual podemos aplaudir tudo que as escolas fizeram na construção de políticas e ações para o fortalecimento da Educação Especial", destaca Farias.

Além disso, o evento foi recheado de atrações culturais, a exemplo da participação da Fanfarra da Escola Estadual "Francisco Eufrasio Monteiro", do Coral de Libras da Escola Estadual "Prof. Diógenes de Almeida Marins" e de dança com jovens com Síndrome de Down, sob a coordenação da educadora Andréa Marques Machado. "Sem dúvida, um dia especial para o Campus Sorocaba, grande parceiro da educação na região. É uma felicidade receber esse evento e avançar nas áreas da Educação Especial e das Tecnologias Assistivas", afirma o professor Cleyton Ferrarini, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So) e coordenador o Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA) do Campus Sorocaba da UFSCar.

Sobre o NTA/UFSCar
O Núcleo foi criado em 2013 e, desde então, já desenvolveu vários projetos como protótipos de cadeiras de rodas e de andadores; mesa portátil para uso em cadeiras de rodas; cadeira de banho de baixo custo com estrutura de tubos de PVC; pratos adaptados para crianças com deficiência motora; colheres de silicone para usuários com mordedura involuntária; apoio para smartphone para pessoas com deficiência visual utilizarem aplicativo de lupa; plataforma dirigível para cadeira de rodas; e recursos didáticos para crianças com deficiência visual.

O Núcleo está alocado em sala anexa ao Laboratório de Simulação de Situações Produtivas (LASP), pertencente ao DEP-So, situado no prédio ATLab do Campus Sorocaba da Universidade. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nta.ufscar@gmail.com ou pelos telefones (15) 3229-6116 e (15) 99765-5704 (via WhatsApp).