Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 05-12-2024 17:00
Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar completa 10 anos
Evento relembrou a trajetória do SIBi e lançou luzes para o futuro (Foto: Fabricio Mazocco)
Evento relembrou a trajetória do SIBi e lançou luzes para o futuro (Foto: Fabricio Mazocco)

Em novembro de 2024, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) completou 10 anos de atividades na UFSCar. Criado pela Resolução do Conselho de Administração (CoAd) nº60, de 28 de novembro de 2014, o SIBi tem a missão de desenvolver de maneira articulada as políticas de gestão administrativa e informacional, por meio das quatro bibliotecas universitárias, visando apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

"Foram 10 anos de muito trabalho, dedicação e compromisso em buscar sempre as melhores soluções para a comunidade UFSCar e o público em geral. Buscamos uma gestão participativa por meio do Comitê Gestor, respeitando sempre as particularidades de cada biblioteca, de cada campus. Fortalecemos nosso processo de tomada de decisões e elaboramos e aprovamos políticas e regimentos", destaca Camila Cassiavilani, Diretora do SIBi.

Além disso, também de acordo com ela, foi possível promover mudanças na estrutura e no sistema gerenciador das bibliotecas, visando melhores serviços, a partir de padrões de qualidade internacionais; implantar o Repositório Institucional; avançar no Portal de Periódicos UFSCar; modernizar o acervo com a contratação da Biblioteca Virtual Pearson (BVP), que disponibiliza mais de 17 mil títulos de e-books nas diversas área do conhecimento; aprimorar os espaços físicos das bibliotecas e implantar um programa de capacitação continuada das equipes.

"Uma grande conquista de 2024 foram as novas instalações do SIBi, que nesses quase 10 anos esteve sediado nas dependências da Biblioteca Comunitária. Para nós, ter um local próprio, é sinônimo de reconhecimento e fortalecimento de nossa identidade. O sentimento em relação a esses 10 anos é de realização e orgulho pelo que foi construído até aqui e por tudo que tenho certeza estamos dispostos a avançar", garante Cassiavilani.

Apesar de tantas conquistas, o futuro ainda reserva desafios para a atuação do SIBi, como atender uma comunidade usuária cada vez mais diversa, compreendendo suas necessidades e anseios e tornando as bibliotecas espaços de acolhimento e de acesso ao conhecimento; e aperfeiçoar o processo de formação e desenvolvimento das coleções, físicas e digitais, buscando oferecer acesso à informação e conhecimento de forma a atender novas demandas diante dos avanços promovidos pelas novas tecnologias. "Queremos também ampliar os vínculos com outras unidades da UFSCar visando sempre o aperfeiçoamento de ações que apoiem o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação; além de fortalecer a gestão participativa e multicampi", completa a Diretora.

Evento comemorativo
No último dia 22 de novembro, foi realizado o evento comemorativo "SIBi-UFSCar 10 anos: conectando passado e futuro para inspirar e inovar!", no Anfiteatro da Reitoria. Na ocasião, estiveram presentes pessoas que colaboraram com a proposta de criação do SIBi, dentre elas Luzia Sigoli Fernandes Costa, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI); Elisabeth Márcia Martucci, docente aposentada e atualmente Professora Sênior do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE); Lígia Maria Silva e Souza, bibliotecária aposentada e primeira Diretora do SIBi; além da atual Diretora, Camila Cassiavilani, e da Chefe de Gabinete da Reitoria, Lourdes de Souza Moraes. 

Após a mesa solene e homenagens, foi realizada a palestra "BiblioGPT v2: Inteligência Artificial Generativa para organizar e disseminar informação", com o professor Moacir Antonelli Ponti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, que fez uma abordagem histórica sobre inteligência artificial, apresentou modelos de linguagem utilizados por ferramentas como ChatGTP e demonstrou algumas possíveis aplicações nas atividades de pesquisa e busca por informaç