Notícia
João Eduardo Justi
- Publicado em
26-11-2024
17:00
UFSCar realiza autoavaliação visando ao aprimoramento institucional
Com o intuito de realizar levantamentos e sistematizar dados e informações que contribuam para o aprimoramento de processos de planejamento e gestão, a UFSCar implantou em 2004 a Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A equipe da CPA é constituída por servidores docentes, técnico-administrativos e discentes, e conta com a participação de colaboradores da comunidade externa. Atualmente, a CPA é coordenada pela professora Maria Sílvia de Assis Moura, do Departamento de Estatística (DEs).
A Comissão tem a tarefa de coordenar os processos internos de autoavaliação, em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e colaborar em última instância com a garantia da própria autonomia universitária. "Especificamente, o objetivo da avaliação interna é o autoconhecimento, ou seja, a autoavaliação a qual permite que a Universidade conheça suas 'virtudes' e suas 'fragilidades', com foco em pontos que podem ser melhorados", afirma Moura.
A concepção de avaliação adotada pela CPA da UFSCar é a avaliação emancipatória, numa perspectiva de "(a)firmar valores". Tal concepção permite a descrição, a análise e a crítica da realidade institucional, por meio da participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Apesar de a avaliação feita pela CPA ter caráter regulatório, ela deixa "brechas", com a participação e comprometimento dos atores institucionais, para que os resultados alcançados deem subsídios de ressignificação das práticas e também para o planejamento e as tomadas de decisões da gestão institucional.
A avaliação promovida pela CPA também tem caráter educativo, pois visa qualificar e colocar à disposição da comunidade elementos relevantes para a formulação e a implementação de políticas de desenvolvimento institucional e para a tomada de decisões; visa, ao mesmo tempo, colaborar com a qualidade acadêmica da UFSCar, considerando seu compromisso com a excelência na formação profissional e a transformação social. Para conseguir mapear todo o cenário e as frentes de atuação da Universidade, a Comissão obtém dados relativos ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão das unidades específicas e da Universidade como um todo. "Algumas dimensões são avaliadas por meio de questionários; outras, através de dados institucionais obtidos pelos relatórios de atividades dos diferentes setores da Universidade", explica a Coordenadora.
Avaliação em 2024
Em 2024, a avaliação está focada na infraestrutura da instituição e nos princípios constantes no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Toda a comunidade universitária (docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação) deve participar respondendo este formulário online. O questionário é o mesmo para todas as categorias e deve ser respondido até o próximo dia 20 de dezembro. Os dados são sigilosos.
A professora ressalta que a participação de toda a comunidade respondendo os questionários é essencial para que a pesquisa tenha validade e, consequentemente, haja um melhor aproveitamento dos dados coletados. "O preenchimento do questionário contribui para o processo de autoconhecimento institucional, possibilitando detectar os aspectos a serem melhorados nos cursos e na infraestrutura da Universidade. Os resultados das avaliações são enviados a cada coordenação de curso, para que seja realizada uma análise dos aspectos positivos e negativos, subsidiando o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos", detalha. Ela lembra que demandas detectadas em questionários anteriores também resultaram em ações como a alteração no horário de atendimento da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) e na implementação do edital para viagens didáticas, entre outras.
O relatório de autoavaliação institucional é enviado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da Universidade. Os relatórios são públicos e estão no site da CPA. Além disso, os dados obtidos através dos questionários são apresentados aos representantes da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). Toda a documentação da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar, como relatórios de autoavaliação institucional, atas, portarias de nomeação, questionários, composição e instrumentos avaliativos, ficam disponíveis em www.cpa.ufscar.br. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail cpa@ufscar.br.
A Comissão tem a tarefa de coordenar os processos internos de autoavaliação, em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e colaborar em última instância com a garantia da própria autonomia universitária. "Especificamente, o objetivo da avaliação interna é o autoconhecimento, ou seja, a autoavaliação a qual permite que a Universidade conheça suas 'virtudes' e suas 'fragilidades', com foco em pontos que podem ser melhorados", afirma Moura.
A concepção de avaliação adotada pela CPA da UFSCar é a avaliação emancipatória, numa perspectiva de "(a)firmar valores". Tal concepção permite a descrição, a análise e a crítica da realidade institucional, por meio da participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Apesar de a avaliação feita pela CPA ter caráter regulatório, ela deixa "brechas", com a participação e comprometimento dos atores institucionais, para que os resultados alcançados deem subsídios de ressignificação das práticas e também para o planejamento e as tomadas de decisões da gestão institucional.
A avaliação promovida pela CPA também tem caráter educativo, pois visa qualificar e colocar à disposição da comunidade elementos relevantes para a formulação e a implementação de políticas de desenvolvimento institucional e para a tomada de decisões; visa, ao mesmo tempo, colaborar com a qualidade acadêmica da UFSCar, considerando seu compromisso com a excelência na formação profissional e a transformação social. Para conseguir mapear todo o cenário e as frentes de atuação da Universidade, a Comissão obtém dados relativos ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão das unidades específicas e da Universidade como um todo. "Algumas dimensões são avaliadas por meio de questionários; outras, através de dados institucionais obtidos pelos relatórios de atividades dos diferentes setores da Universidade", explica a Coordenadora.
Avaliação em 2024
Em 2024, a avaliação está focada na infraestrutura da instituição e nos princípios constantes no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Toda a comunidade universitária (docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação) deve participar respondendo este formulário online. O questionário é o mesmo para todas as categorias e deve ser respondido até o próximo dia 20 de dezembro. Os dados são sigilosos.
A professora ressalta que a participação de toda a comunidade respondendo os questionários é essencial para que a pesquisa tenha validade e, consequentemente, haja um melhor aproveitamento dos dados coletados. "O preenchimento do questionário contribui para o processo de autoconhecimento institucional, possibilitando detectar os aspectos a serem melhorados nos cursos e na infraestrutura da Universidade. Os resultados das avaliações são enviados a cada coordenação de curso, para que seja realizada uma análise dos aspectos positivos e negativos, subsidiando o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos", detalha. Ela lembra que demandas detectadas em questionários anteriores também resultaram em ações como a alteração no horário de atendimento da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) e na implementação do edital para viagens didáticas, entre outras.
O relatório de autoavaliação institucional é enviado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da Universidade. Os relatórios são públicos e estão no site da CPA. Além disso, os dados obtidos através dos questionários são apresentados aos representantes da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). Toda a documentação da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar, como relatórios de autoavaliação institucional, atas, portarias de nomeação, questionários, composição e instrumentos avaliativos, ficam disponíveis em www.cpa.ufscar.br. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail cpa@ufscar.br.