Marcílio José Sabino Lana - Publicado em 05-09-2024 18:00
Gestão 2025-2029: Bia e Jesus eleitas para a Reitoria UFSCar
Em Sessão Pública de Apuração, encerrada às 17h31 desta tarde e transmitida ao vivo pelo canal oficial da UFSCar no YouTube, foram abertas as urnas do processo de pesquisa eleitoral para a Gestão 2025-2029 da UFSCar. A Chapa 1 - Ser UFSCar venceu o processo de pesquisa eleitoral, tendo atingido o percentual de 80,121% no índice de totalização dos votos. A Chapa 2: Diálogo e Ação obteve o percentual de 19,879%. A UFSCar adota o sistema paritário  na votação (leia a seguir como funciona o sistema).

Estavam habilitados a votar 954 servidores técnicos-administrativos, 1.298 servidores docentes, 17.950 estudantes (de graduação e pós-graduação). Compareceram "às urnas" - a votação acontece online, por meio do Sistema de Votação Eletrônico (SVE) Helios Voting - 1.065 servidores docentes, 775 servidores técnicos-administrativos e 3.612 estudantes (somadas as categorias de estudantes de graduação e pós-graduação).

Na categoria servidores docentes, o percentual de participação no processo de pesquisa eleitoral foi de 82,049%; entre os servidores TAs, o percentual foi de 81,237% e entre os estudantes de graduação e pós-graduação, de 20,123%.

De acordo com o professor Celso Conti, docente no curso de graduação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e presidente da Comissão Eleitoral da UFSCar, o processo foi muito bem sucedido e exitoso. "Correu de forma correta e transparente, o que nos deixa muito felizes", afirmou nos minutos finais da transmissão. Conti esclareceu que o resultado apresentado na tarde desta quinta-feira não encerra o processo exatamente, pois ainda cabe a interposição de recursos aos resultados, prazo que termina na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 17 horas. Caso existam recursos, o resultado do julgamento será divulgado na próxima sexta-feira (13/9).

Celso Conti parabenizou as duas chapas pelo processo e destacou que a Universidade "sela mais uma pesquisa eleitoral, confirmando sua vocação democrática". O docente parabenizou o papel da Comissão Eleitoral, especialmente da servidora Regina Cantanhede, da Secretaria de Órgãos Superiores (SOC). O presidente da Comissão ainda agradeceu à Secretaria Geral da Informática (SIn), à Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) pelo suporte durante o processo.

Sobre a apuração
A apuração tem como resultado a quantidade de votos de cada candidatura, e o índice de totalização dos votos entre as três categorias, para cada Candidatura, através da seguinte fórmula: Índice-Candidatura-X = [(votos-candidatura-x-docentes / total-eleitores- docentes) + (votos-candidatura-x-TAs / total- eleitores-TAs) + (votos-candidatura-x-estudantes / total-eleitores- estudantes)] / 3 = Resultado-da-candidatura-X.