Mariana Pezzo - Publicado em 05-09-2024 11:50
No Campus Sorocaba, evento debate diálogo entre Ciência e outros saberes
Projeto promove reflexões e atividades relacionadas à interação Universidade-Sociedade (Divulgação)
De 11 a 13 de setembro, o Campus Sorocaba da UFSCar sedia uma grande festa dos conhecimentos, saberes, das artes e da cultura: acontecem conjuntamente, na área de vivência do Campus, o Festival Somos Cultura, organizado pela Coordenadoria de Cultura (CCult) e o Núcleo ETC da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), e o projeto "UFSCar na Área!", organizado pelo Instituto de Cultura Científica (ICC) e pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

A programação do "UFSCar na Área!" ocupará o período da manhã, com focos distintos a cada dia, mas sempre com rodas de conversas tratando da natureza do conhecimento científico e das possibilidades e necessidades de diálogos da Ciência com outros conhecimentos e saberes.

No dia 11, das 9h30 às 12h30, acontece, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), o lançamento do programa "Graduação 10!", com a presença do Pró-Reitor, Daniel Leiva, e da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. O Graduação 10!, lançado em 2024, é voltado ao aperfeiçoamento contínuo da formação oferecida nos cursos da UFSCar, a partir do trabalho em quatro eixos: i) promoção do ingresso na graduação; ii) permanência acadêmica; iii) acompanhamento e monitoramento de egressos; e iv) inovação no ensino de graduação.

Graduação 10!
Para a composição do Graduação 10!, os oito centros acadêmicos da Universidade, dos quatro campi, foram convidados a apresentar projetos levando em consideração esses eixos, com financiamento de R$ 100 mil cada, por atividades no período de até um ano. No evento de lançamento, as pessoas responsáveis por esses projetos apresentarão as atividades previstas.

Também serão apresentados os projetos "Formar sem pirar - Inovação curricular em Saúde Mental", sob liderança da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), que conta com recursos de R$ 200 mil, e "UFSCar + Escola", coordenado pelo ICC e desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da ProGrad. Estará presente a deputada estadual Thainara Faria, que destinou emenda de R$ 100 mil à realização do UFSCar + Escola, plataforma que visa agregar, articular, ampliar o apoio institucional e, com isso, fortalecer e multiplicar iniciativas de interação da Universidade com comunidades escolares.

Condição humana
No dia 12, das 9 às 11 horas, acontece, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So), a roda de conversa "Ciência e Humano: que lugar é este a partir do qual pretendemos compreender e transformar o mundo?". Participam Mariana Morozesk, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So), que é bióloga e docente no PPGECH-So; Geraldo Tadeu Souza, linguista, também vinculado ao PPGECH-So e docente no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So); e Teresa Cristina Leança Soares, também docente no DCHE, na área de ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e coordenadora em Sorocaba da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade). O diálogo entre os três pretende suscitar reflexões sobre a categoria "humano"; o ato de conhecer em culturas, grupos e situações distintas - como, por exemplo, a partir da experiência no mundo de pessoas com surdez ou deficiência auditiva; e sobre relações entre corpo, tecnologia, matéria e natureza, dentre outras relacionadas.

No dia 13, a programação, também em parceria com o PPGECH, termina com a participação de Casé Angatu, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que fala sobre "Reconhecimento de saberes e reexistência epistemológica: transformar a universidade", em roda de conversa que vai das 10 às 12 horas. Casé Angatu Xukuru Tupinambá, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia, é indígena, historiador e, nascido em 1963, teve toda a sua trajetória acadêmica marcada por violência, racismo e preconceito, o que aparece em suas reflexões e posições sobre conhecimento universitário e sabedoria indígena, como podemos ver neste perfil publicado pelo projeto "Os Brasis e suas Memórias".

A participação no evento é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição. "UFSCar na Área!" tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Processo nº 440638/2023-2), e também, na UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), NAIIPEE (Núcleo de Apoio à Indissociabilidade Inovação, Pesquisa, Extensão e Ensino) e Assessoria de Comunicação da Reitoria, além do próprio Gabinete da Reitoria.

Somos Cultura
O III Festival Somos Cultura ocupará as tardes e as noites dos dias 11 a 13, com exposições, oficinas, vivências, audiovisual, teatro, dança, performance e muita música. São 35 atrações, todas propostas pela comunidade da UFSCar nos quatro campi.

A agenda já pode ser conferida em Caderno de Programação, e mais informações você confere em matéria também publicada aqui no Portal da UFSCar. O Festival tem a parceria da Diretoria do Campus Sorocaba e o apoio de um conjunto de outros setores e coletivos da UFSCar.