Notícia

Marcílio José Sabino Lana - Publicado em 03-09-2024 13:00
Curso de Pedagogia do Campo na USCar já formou 56 pessoas
O Pronera destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação no campo
O Pronera destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação no campo

Elane, Patric e Graziele. Histórias que se cruzaram a partir de um ponto de encontro: a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Elane é Elane Rodrigues de Oliveira, natural de Indaiabira, norte de Minas Gerais; Patric é Patric Oberdan dos Santos, natural de um assentamento sem-terra no Paraná; e Graziele é Graziele Rozek, nascida no município paranaense de Medianeira, na região oeste do estado. Os três formaram-se na segunda turma do curso de especialização em Pedagogia da Terra, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), parceria entre a UFSCar e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Atualmente doutoranda na UFSCar, Elane inicia sua trajetória a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Quando eu entrei para o curso, na UFSCar, eu militava em um movimento social, movimento dos atingidos por barragens, o MAB, e também participava de atividades do MST", conta ela, destacando, ainda, o grande impacto que o curso tem na própria formação. "Foi uma grande oportunidade poder acessar uma universidade pública, principalmente para nós que moramos em área rural, distante de centros urbanos, onde fica mais difícil ter acesso", comenta Elane.  

A também especialista em Pedagogia da Terra, Graziele Rozek, explica que o curso a ajudou a "conhecer melhor a realidade"  em que vive, permitindo a ela "defender uma educação de qualidade, que garanta os direitos de quem vive no campo". Graziele trabalha, desde 2020, na Escola Itinerante Semeando Saber do Acampamento Zilda Arns, onde começou como educadora infantil e na coordenação pedagógica. Em 2022, assumiu definitivamente a Coordenação Pedagógica da escola, que fica no município de  Florestópolis, no Paraná. 

Patric é filho de assentados da Reforma Agrária. "Sou natural do Paraná, vim para o assentamento Guarani ainda bebê, e depois da graduação voltei para o assentamento, atuei um tempo como professor eventual no município", relata. Para ele, o curso foi "muito enriquecedor, trouxe bastante profundidade das teorias pedagógicas". Além disso, a ação proporcionou que pessoas vindas da classe trabalhadora do campo pudessem ter acesso ao ensino superior em uma universidade tão bem conceituada quanto a UFSCar. 

Formatura
A formatura no curso de especialização em Pedagogia da Terra aconteceu no dia 12 de julho deste ano. O evento de formatura também possibilitou a divulgação da terceira turma para o estado de São Paulo, que será oferecida pela UFSCar com em 2025. Com o Pronera, a Universidade busca trazer um currículo específico para o ensino no campo, conjugando a teoria com a prática nos dois anos de curso.

A UFSCar passou a ofertar o curso a partir de uma demanda do Incra, e desde então já chegou a formar 56 pessoas para atuar no ensino no campo. Os/as formandos/as são oriundos de seis estados brasileiros, sendo eles: Ceará, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Link para o decreto que institui o Pronera, de 4/11/2010.