Marcílio José Sabino Lana - Publicado em 22-08-2024 15:00
Pesquisa eleitoral: perguntas para o primeiro debate podem ser enviadas
O envio de perguntas para o primeiro debate pode ser realizado até o dia 25/8

Na próxima segunda-feira, 26/8, a partir das 19h, acontece o primeiro debate entre as duas chapas concorrentes à sucessão à Reitoria da UFSCar (Chapa 1: Ser UFSCar e Chapa 2: UFSCar Diálogo e Ação) para o período 2025-2029. O debate, organizado pela Comissão Eleitoral da UFSCar, será realizado no formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal da UFSCar no YouTube (link para acesso ao canal https://www.youtube.com/c/ufscaroficial). As pessoas interessadas em participar deverão acessar o canal da UFSCar no YouTube e clicar na aba "ao vivo".

Além de acompanhar o debate, a comunidade universitária também pode encaminhar perguntas para as duas chapas. Há duas categorias de perguntas a serem formuladas: aquelas elaboradas pelas entidades de servidores (docentes e técnicos-administrativos) e estudantes (da graduação e da pós). Essas deverão ser encaminhadas pelo e-mail oficial da Comissão Eleitoral (comissão-eleitoral-2024@ufscar.br). Há, também, a possibilidade de envio de perguntas individualmente. Essas devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico, disponibilizado na Central de Serviços (link de acesso https://servicos.ufscar.br) na categoria Eleições.

Como enviar perguntas
Pelo computador, ao acessar a página inicial da Central de Serviços UFSCar, será possível visualizar do lado esquerdo da tela o item de menu "Eleições". Ao clicar sobre a palavra, surgirá um pop up, tipo de menu que surge na tela, com a seguinte frase: "Envio de Pergunta para Debates - Sucessão da Reitoria 2024". Clique sobre o pop up e imediatamente será apresentado na tela o formulário eletrônico para o encaminhamento da pergunta.

Agora, se o acesso à Central de Serviços UFSCar se der por meio de smartphone, a tela do menu surgirá logo como página inicial. Será preciso clicar sobre o item "Eleições"; uma seta indicará que a seleção foi feita, ao mesmo tempo em que a palavra "Eleições" ficará em negrito. Role a tela e após o menu surgirá um retângulo e dentro dele a frase: "Envio de Pergunta para Debates - Sucessão da Reitoria 2024". Clique sobre ele e imediatamente será apresentado na tela o formulário eletrônico para o encaminhamento da pergunta.

Formato
O debate desta segunda-feira, 26/8, será dividido em quatro blocos, assegurando-se aos candidatos e às candidatas tempos iguais de resposta em cada bloco. Todas as intervenções, para se assegurar tempos iguais de resposta das duas chapas, serão devidamente cronometradas de forma visível à comunidade no ato da transmissão, cabendo a ressalva de que essa visibilidade dependerá de condições técnicas, de responsabilidade dos setores envolvidos.

Bloco 1 (5 minutos) - Constituição da/Instalação da mesa, com a chamada dos/as candidatos/as a reitor/a.
Bloco 2 (20 minutos) - Apresentação das candidaturas e de seus Programas de Gestão para a Universidade.
Bloco 3 (72 minutos) - Debate entre as candidaturas. Cada chapa deverá responder a quatro perguntas, iguais para as duas candidaturas, sendo cada uma delas elaborada por uma das quatro entidades (ADUFSCar, SINTUFSCar, APG e DCE).
Bloco 4 (10 minutos) - Considerações finais por parte das chapas.

Mais informações sobre as regras dos debates estão disponíveis no site Eleições UFSCar (link de acesso: https://www.eleicoes.ufscar.br/news/reitoria-2024-publicacao-das-regras-para-o-debate). No site também é possível conhecer as cartas-programa das duas chapas (Chapa 1: Ser UFSCar e Chapa 2: UFSCar Diálogo e Ação). Acesse, avalie, debate juntamente com os colegas e participe do processo de pesquisa eleitoral.