Notícia

Analice Gaspar Garcia - Publicado em 02-08-2024 14:00
Biblioteca Comunitária amplia salas de estudos para a comunidade
Sala de Estudos é climatizada e possui internet wi-fi
Sala de Estudos é climatizada e possui internet wi-fi
Um passeio pela memória institucional da UFSCar que leva ao conhecimento e à informação é a proposta do "Caminhos da Leitura e Memória" que liga a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade aos novos prédios do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) da UFSCar. Integram o "Caminhos da Leitura e Memória", duas novas salas de estudo; a Sala de Estudos e a Sala de Estudo e Autorregulação ao Neurodivergente (SEAN), para uso exclusivo de pessoas neurodivergentes. 
A implementação dos novos espaços é uma iniciativa da BCo, do SIBi, da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e da UMMA.

A nova sala de estudos da BCo pode ser usada diariamente pela comunidade universitária que possui carteira funcional com vínculo ativo na Universidade, das 7 horas até meia-noite. Ela possui ambiente amplo e climatizado, internet wi-fi, mesas e cadeiras com capacidade para 23 assentos. A SEAN conta com um espaço totalmente apropriado e pensado para as pessoas neuro divergentes, com seis assentos disponíveis. Ela funciona no mesmo horário da sala de estudos e tem acesso restrito ao público indicado. 

"Com as novas salas buscamos ampliar a oferta de espaço de estudo para os estudantes e as estudantes da UFSCar, com esse olhar atento à diversidade das nossa comunidade. Nossa expectativa é ampliar cada vez mais a oferta de espaços como esses, tão importante para a ocupação dos espaços da Universidade, para o estudo e também para a socialização dos nossos estudantes", disse Livia Coelho de Mello.

As pessoas que visitarem as salas de estudo podem se deixar levar pelo caminho e conhecer o novo prédio do SIBi que, além de  abrigar a equipe da unidade, responsável pela gestão e composta pela Diretoria do SIBi, a Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação e o Departamento de Produção Científica, que tem por finalidade oferecer suporte às atividades do SIBi, no que tange os recursos informacionais, competência em informação, difusão da informação e padronização das atividades técnicas e fluxos de trabalho e o Departamento de Produção Científica,  que tem por finalidade coordenar as ações referentes à produção científica da UFSCar, no que tange o Repositório Institucional e o Portal de Periódicos UFSCar.

Camila Cassiavilani, Diretora do SIBi, comemora a sede própria da unidade, pois entende que é um reconhecimento ao trabalho da mesma e fortalece sua identidade junto à comunidade. "Desde que foi criado, há 10 anos, a completar em novembro deste ano, o SIBi esteve sediado nas dependências da Biblioteca Comunitária. A partir de agora, com sua unidade física própria, continuaremos trabalhando para o fortalecimento de sua identidade como unidade responsável por desenvolver de maneira articulada, as políticas de gestão administrativa e informacional, fazer uma gestão participativa e compartilhada junto às Bibliotecas, respeitando as particularidades e necessidades de cada uma, para que possamos oferecer melhores produtos e serviços para comunidade acadêmica e sociedade em geral", disse.

O SIBi está localizado na Área Norte do Campus São Carlos, entre o Teatro Florestan Fernandes e o Departamento de Engenharia Química. O horário de atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 8 horas às 18 horas.

Passando pelo SIBi e seguindo o caminho, chega-se à UMMA que também ganha sua sede própria, agora instalada no antigo AT3, na Área Norte do Campus São Carlos, em um amplo espaço para atender sua necessidade de abrigar os arquivos e acervos históricos da Universidade.
Para Cláudia de Moraes Barros Ramalho, Diretora da UMMA, a unidade avança de forma significativa para consolidar seu trabalho na Universidade no que diz respeito à recuperação e preservação da história e memória da UFSCar. Com a nova sede, a unidade passa a abrigar o acervo acadêmico dos antigos cursos de educação à distância da Universidade.

"Preservar a memória da Universidade e difundi-la para que a comunidade conheça e valorize a sua história é fundamental. Com o novo espaço, além de realizar com conforto todo o trabalho de manutenção do acervo, vamos poder realizar exposições aqui na nossa unidade", ressalta Claudia. A UMMA pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Para visitar o espaço de exposições o agendamento é realizado pelo e-mail umma@ufscar.br.