João Eduardo Justi - Publicado em 23-07-2024 18:00
Campus Sorocaba forma 210 novos profissionais altamente capacitados
Formandos celebram conquista do diploma na UFSCar (Foto: Isabel Rosa)
Neste mês de julho, 210 novos profissionais altamente capacitados foram entregues ao mercado de trabalho pelo Campus Sorocaba da UFSCar, universidade federal pública e gratuita presente na cidade de Sorocaba há quase 20 anos, com a missão de preparar cidadãos críticos e responsáveis não apenas pelo desenvolvimento de suas áreas de atuação, mas pelo progresso de toda a sociedade.

Essa nova turma de formados com o selo de qualidade UFSCar é composta por egressos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Integral/Noturno), Física, Matemática, Química, Geografia, Pedagogia e Turismo. "Os cursos de graduação da UFSCar, além de oferecerem uma rica formação profissional, têm a missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social", afirma Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação da Universidade.

O impacto positivo da UFSCar na formação e na vida das pessoas fica evidente no testemunho de Jade Manzur, formada em Ciências da Computação: "Estudar na UFSCar foi uma experiência cheia de oportunidades. Não imaginei que eu aprenderia tudo o que eu sei hoje, fiz iniciação científica, tive a chance de falar em congressos e fazer muitos contatos. A Universidade me formou como a pessoa que eu sou hoje. Então, para mim foi mágico. Eu não sei se eu estaria onde estou agora se eu não tivesse vindo para a UFSCar de Sorocaba."

Para garantir a qualidade dos seus processos de formação profissional e de produção de conhecimento científico, o Campus Sorocaba da UFSCar conta com 48 mil m² de área construída, distribuídos entre três centros acadêmicos - Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O Campus possui dois edifícios de aulas teóricas, 62 laboratórios, três auditórios, biblioteca, restaurante universitário, ambulatório e quadra esportiva.

Essa infraestrutura permite além do ensino, atividades de extensão e de pesquisa. "Durante a minha formação tive a oportunidade de me envolver com pesquisa de iniciação científica e com a área acadêmica e gostei bastante. Então, agora, estou me preparando para poder começar meu doutorado direto também na UFSCar de Sorocaba", comemora Manzur.

Para a Diretora do Campus, Karina Martins, ao longo dos anos o Campus Sorocaba da UFSCar tem se consolidado como uma opção reconhecida de Ensino Superior público de qualidade na região. "A cada ano temos notado aumentos progressivos no número de estudantes que são provenientes da região de Sorocaba. Os egressos são reconhecidos como profissionais de excelente qualidade, sendo que os egressos dos cursos de licenciatura têm se destacado como professores tanto na rede pública como na rede privada da região, e os bacharéis têm se colocado profissionalmente em empresas de diferentes setores", conclui a Diretora.