Analice Gaspar Garcia - Publicado em 18-07-2024 10:00
Lagoa do Sino inicia celebração dos seus 10 anos no próximo dia 23
Evento será no Campus Lagoa do Sino, às 9h30, aberto à comunidade

A celebração da primeira década do Campus Lagoa do Sino da UFSCar acontece no próximo dia 23, terça-feira. A programação do evento começa a partir de 9h30, com atividades culturais, que serão apresentadas pela própria comunidade de Lagoa. Em seguida, haverá a sequência com o início do evento oficial. Além disso, está sendo organizada uma programação, que se estende até janeiro de 2025, com atividades acadêmicas, esportivas, além de momentos culturais e de cunho histórico.

Uma página na Internet, dedicada às celebrações, publicada no Portal de Lagoa do Sino, traz ainda informações sobre o histórico do Campus, linha do tempo, perfil do escritor Raduan Nassar, responsável pela doação da fazenda para a Universidade, depoimentos de pessoas da comunidade. Outros conteúdos serão agregados à essa subpágina a partir da realização do evento. O endereço eletrônico da página é https://www.lagoadosino.ufscar.br/o-campus/10anos.

O marco dos 10 anos também impulsionou um movimento para avaliar e dimensionar os impactos da implantação do Campus na região. Estão sendo realizados estudos junto a egressos e egressas dos cinco cursos de graduação, bem como análises a partir da produção científica e das atividades de extensão desenvolvidas pela comunidade, sob a coordenação do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), parceria da UFSCar com sua Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar). Em relação especificamente ao acompanhamento de egressos e egressas, uma primeira ação foi a realização, pela equipe da Plataforma Alumni, vinculada ao NAIIPEE, de vídeo com profissionais formados no Campus Lagoa do Sino, com estreia neste marco do aniversário de 10 anos.

Além disso, o Central UFSCar, programa semanal produzido e veiculado pela Rádio UFSCar, faz um mergulho na história, ou melhor, nas histórias de Lagoa do Sino. A iniciativa, realizada pela equipe da Rádio em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), terá edições que vão ao ar até o final do mês de julho, dedicadas a contar histórias da comunidade de Lagoa do Sino. Os programas vão ar todas as quartas-feiras, às 16h30, e podem ser acessados no site da Rádio (http://www.radio.ufscar.br/).