Alessandra Kuba - Publicado em 05-07-2024 08:00
UFSCar oferece curso de Microscopia de Força Atômica em novo formato
O curso vai ser realizado no Laboratório de Caracterização Estrutural
Monitoramento industrial e Controle de Qualidade; Semicondutores e circuitos; Polímeros, Metais e Cerâmicas e emprego geral em Ciências Biológicas e Engenharia de Materiais. Essas são algumas das aplicações da Microscopia de Força Atômica, uma técnica que permite obter imagens por meio da varredura de uma sonda com medições precisas de grandezas físicas em nanoescala.

Para capacitar e treinar profissionais que trabalhem em laboratórios industriais, de universidades e do setor governamental, a Escola de Microscopia do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), no Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, está oferecendo o curso "Introdução à Microscopia de Força Atômica, em novo formato e com proposta atualizada. As inscrições já estão abertas e têm como público-alvo engenheiros, técnicos, físicos, biólogos, médicos, dentistas, cientistas forenses e gerentes técnicos. Estudantes da UFSCar também podem participar. O número máximo será de oito pessoas.

São três dias de curso, de 11 a 13 de dezembro, no LCE que fica no campus da UFSCar em São Carlos, com carga horária de 20 horas. O prazo para pagamento segue até 11 de novembro de 2024.

Para o professor do Departamento de Engenharia de Materiais e coordenador do curso, Francisco Gil Coury, "essa é uma chance de ampliar horizontes e impulsionar a carreira. É uma oportunidade única de aprendizado para que o profissional possa alcançar novos níveis" - destaca. As Escolas de Microscopia Eletrônica e Microanálise do LCE são reconhecidas como uma das melhores da América Latina. Mais de 2500 engenheiros, cientistas, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos já participaram dos cursos, vindos de vários estados do Brasil e de países da América Latina e Europa.

Além desse curso, a Escola de Microscopia está com dois outros com inscrições abertas. "Introdução à Microscopia de Transmissão e Microanálise", com início em 28 de agosto e "Introdução à Microscopia Eletrônica de Varredura e Microanálise, que começa em 06 de novembro. Para se inscrever, é só acessar box.ufscar.br. Lá você encontra outros detalhes e os valores de investimento.