Alessandra Kuba - Publicado em 03-07-2024 08:00
UFSCar cria conexão com egressos para mensurar relevância da formação
A Alumni está disponível para desktop e celular e tem inscritos dos quatro campi
A conexão entre Universidades e os chamados egressos e egressas, ou seja, ex-estudantes, tem se tornado um objetivo a ser perseguido e desejado. Essa interação é, inclusive, um dos itens do programa de avaliação institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. A existência de uma política institucional junto a egressos e egressas é um dos itens da avaliação realizada para o recadastramento junto ao MEC. Na UFSCar, já está em curso, exatamente há um ano, uma iniciativa destinada à conexão com os ex-estudantes, chamados de alumini, plural de alumnus, substantivo latino que designa "pupilo" ou "filho a cuidado de outro" e deriva do verbo alere, significando "cuidar", "alimentar".

Esta iniciativa chama-se Alumni UFSCar. Ela é uma plataforma online destinada a conectar estudantes, professores, técnicos administrativos e profissionais formados (egressos/as). É o primeiro passo para que a própria UFSCar consiga mensurar o impacto que ela, enquanto instituição de ensino superior pública, produz na sociedade brasileira, sobretudo a partir de seus formandos e formandas. A Alumni UFSCar já conta com 4.714 pessoas cadastradas, em mais de 40 países.

Estão entre as estratégias de conexão da Alumni UFSCar a oferta de vagas no mercado de trabalho, a identificação de estudantes de graduação com o desejo de estagiar em empresas ou outras organizações da sociedade civil e até mesmo divulgar eventos da Universidade. Ao longo de um ano, a Alumni UFSCar publicou mais de 400 vagas de emprego, estágio e vagas em programas de trainee.

Para celebrar o aniversário, a Alumni UFSCar conta agora com algumas novidades já implementadas. Uma delas é a criação da funcionalidade "Comunidades", de acordo com os interesses, cursos e eventos em comum dos cadastrados.

Histórias para contar
Eduardo Bermudes, profissional de marketing digital, aproveitou uma dessas oportunidades. Logo depois de concluir a graduação na UFSCar, ele ingressou na rede social, onde conheceu outra egressa que estava montando uma empresa de edição de vídeo em Portugal e os dois fizeram uma série de trabalhos em parceria. Atualmente, Eduardo trabalha com edição de áudio, masterização e composição. "Quando a gente sai da universidade e está nesse estágio inicial na carreira, é muito difícil conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Então, poder contar com uma "ponte" como a Plataforma Alumni, foi fundamental", relata.

A estudante de Engenharia de Produção e presidente da Empresa Júnior "Produção Jr", Maria Fernanda Furtado, descobriu a rede social exclusiva da UFSCar por indicação de um veterano da graduação e, desde então, tem usado a plataforma. "Eu uso bastante para pesquisar pessoas que já fizeram parte do meu curso e do meu grupo de extensão. É uma iniciativa importante, já que possibilita essas conexões. Acredito que se for mais divulgada e tiver seu uso mais incentivado na graduação, terá ainda mais resultados", afirma. Conexões e interações.

A Alumni UFSCar foi idealizada e é gerida pelo Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (NAIIPEE), ligado à Fundação de Apoio à UFSCar (FAI). De acordo com o Diretor da FAI e ex-reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a plataforma fortalece o relacionamento da Universidade com os seus ex-alunos ao criar essas oportunidades de reencontro e de networking. "Com isso, conseguimos ter acesso a informações qualitativas do universo profissional dos egressos e isso nos ajuda a ter subsídios para mensurar a qualidade da formação oferecida pela universidade", afirma.

Para o Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Daniel Leiva, a plataforma, que acaba sendo uma espécie de rede social própria de relacionamento entre a Universidade e ex-estudantes, permite ter elementos para aprimorar os cursos de graduação e pós-graduação. "Justamente por isso é que a plataforma pode ser percebida como parte da política de egressos, que já está finalizada e que vai ser lançada em breve", declara.

O professor Edenir Rodrigues Pereira Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Química, entende que a interação via redes sociais, como a Alumni, é fundamental para que as pessoas tenham conhecimento sobre o que é produzido dentro da Uuniversidade. Por isso, ele faz postagens semanalmente. "É papel da universidade, além de produzir o conhecimento científico, divulgar os resultados, entendendo que resultado pode ser um artigo, uma tese, uma patente ou um profissional mais bem qualificado", ressalta. Para ele, a Plataforma Alumni ainda tem muito potencial de expansão: "Nós temos muitas empresas na região com base tecnológica e nós oferecemos o mestrado profissional justamente para capacitar pessoas. A Alumni pode se tornar um meio interessante para consolidar essas conexões".