Marcílio José Sabino Lana - Publicado em 21-05-2024 22:00
UFSCar é destaque nos cenários nacional e internacional
Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento da UFSCar conquista três pêmios

O Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento (LEPEN), liderado pelo Dr. Tiago da Silva Alexandre, professor do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu uma premiação inédita: três pesquisas desenvolvidas no LEPEN foram selecionadas entre os melhores trabalhos do 13° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - GERP24. Participaram da disputa mais de 500 trabalhos, selecionados para o evento, que aconteceu no início de abril, em São Paulo, com a presença de pesquisadores e profissionais da área de todo o Brasil.

A pesquisa "A deficiência de vitamina D é fator de risco para declínio cognitivo em pessoas com 50 anos ou mais?" conquistou o primeiro lugar. O trabalho é de Natália Cochar Soares, estudante de doutorado em Gerontologia no PPGGero. O estudo analisou 2.625 participantes e indicou que pessoas com deficiência de vitamina D (? 30 nmol/L) apresentaram maior declínio da cognição global (capacidade que cada um tem, individualmente, de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento). O estudo acompanhou os voluntários ao longo de seis anos. A partir dos resultados apontados, concluiu-se que a deficiência de vitamina D é fator de risco para declínio cognitivo, principalmente em pessoas idosas.

A pesquisa de mestrado intitulada "Os distúrbios pulmonares obstrutivos e restritivos aumentam o risco de incidência de dinapenia em adultos com 50 anos ou mais?", do pesquisador Thales Batista de Souza conquistou o segundo lugar. Ao analisar os dados de 4.975 participantes com 50 anos ou mais sem dinapenia (perda de força muscular relacionada ao envelhecimento), acompanhados durante oito anos. Os resultados mostraram que ter um distúrbio pulmonar obstrutivo aumentou o risco de desenvolver dinapenia em 62% enquanto ter um distúrbio pulmonar restritivo aumentou o risco em 37%.

O terceiro lugar foi para a pesquisa de pós-doutoramento intitulada "SPPB ou Teste de Sentar e Levantar: Qual é o melhor para prever incapacidade?", conduzida pela Dra Roberta de Oliveira Máximo. O estudo analisou 2.386 indivíduos com 60 anos ou mais para investigar entre os testes SPPB ?10 pontos e TSL >15 segundos qual é o melhor para identificar as piores trajetórias das atividades instrumentais de vida diária (AIVD) e atividades básicas de vida diária (ABVD) em pessoas idosas previamente livres de incapacidade e com velocidade de caminhada > 0,8 m/s. Os resultados mostram que ao longo de oito anos o teste de sentar e levantar (TSL) acima de 15 segundos é suficiente para prever incapacidade.

Os três trabalhos utilizaram dados de participantes do English Longitudinal Study of Ageing (ELSA Study) - base de dados que compõe o International Collaboration of Longitudinal Studies of Aging (InterCoLAging), um consórcio internacional de estudos longitudinais coordenado pelo professor DoutorTiago da Silva Alexandre, orientador e supervisor dos trabalhos premiados.

Dobradinha do PPGCEM

Dois alunos de doutorado do PPGCEM-UFSCar foram premiados no concurso internacional "ACerS Rising Stars", iniciativa dos editores dos quatro periódicos da American Ceramic Society (ACerS). Ricardo F. Lancelotti, orientado pelo Prof. Dr. Edgar D. Zanotto, e Murilo H. Moreira, orientado pelo Prof. Dr. Victor C. Pandolfelli, estão entre os 10 premiados e foram convidados para apresentar seus trabalhos no "ACerS Journals Awards Symposium" em Pittsburgh, Estados Unidos, em outubro deste ano durante o MS&T24 (Materials Science and Technology 24).

O concurso "ACerS Rising Stars" abriu inscrições para estudantes de doutorado e pós-doutorado, membros da American Ceramic Society. O trabalho intitulado "Atomistic origin of structural relaxation in lead metasilicate and lithium disilicate glasses", que desvenda as transformações estruturais em escala atômica durante a relaxação estrutural de vidros, dos autores Ricardo F. Lancelotti, Edgar D. Zanotto e Sabyasachi Sen, foi aceito pelo Journal of The American Ceramic Society. A pesquisa foi realizada parcialmente durante o estágio de doutorado no exterior, BEPE-FAPESP, na Universidade da Califórnia em Davis.

O doutorando do PPGCEM Murilo Henrique Moreira, orientado pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli (DEMa/PPGCEM), teve o trabalho "Neutron Tomography Analysis of Permeability-Enhancing Additives in Refractory Castables" dos autores M. H. Moreira, S. Dal Pont, A. Tengattini e V. C. Pandolfelli agraciado com o prêmio "ACerS Rising Stars". A competição proposta pelos editores dos jornais da American Ceramic Society teve como objetivo encorajar e distinguir os melhores trabalhos de jovens pesquisadores na área de materiais cerâmicos. Como reconhecimento, o doutorando foi convidado a apresentar o trabalho na seção "ACerS Journals Awards Symposium" no MS&T24 em Pittsburgh, Estados Unidos. O trabalho compreendeu os resultados de ensaios de tomografia de nêutrons realizados durante o estágio do doutorando no Institut Laue-Langevin e em parceria com a Université Grenoble Alpes, em Grenoble, na França.

Ricardo Lancelotti e Murilo Moreira, egressos da mesma turma de Engenharia de Materiais do DEMa, de 2018, receberam certificados de reconhecimento e foram convidados para apresentar seus trabalhos no "ACerS Journals Awards Symposium" que acontecerá em outubro deste ano durante o congresso Materials Science and Technology 24 (MS&T24).