Marcílio José Sabino Lana - Publicado em 13-05-2024 23:30
Pesquisadores da UFSCar debatem a ciência em ônibus de São Carlos
Ciência em Movimento é ação da Universidade para a difusão do conhecimento científico

Por falar em ciência, que tal uma experiência. Digite no campo de busca de qualquer navegador da Internet a expressão "a imagem do cientista". Memorize o resultado. Agora, no mesmo browser (navegador), digite no campo de busca "o local de trabalho de um cientista". O resultado, para as duas buscas, vai ser alguém (normalmente, uma pessoa do sexo masculino), com um jaleco impecavelmente branco, com os olhos fixos em um microscópio.

Esta representação tem muitos problemas. Mas deixemos de lado a vastidão de críticas e nos concentremos apenas no local de trabalho de um cientista, o laboratório. Digamos que o laboratório é sim um dos ambientes dos pesquisadores, mas está longe de ser o único. Ou, ainda, está em tempo de expandir o conceito de laboratório.

É por isso que cientistas da UFSCar, em parceria com colegas pesquisadores da USP, embarcaram ontem, segunda-feira, 13/5, em coletivos urbanos da cidade de São Carlos. A iniciativa, batizada de Ciência em Movimento, acontece até o dia 15/05, com atividades pelas manhãs e às tardes.

"Esta ação é para desmistificar que a ciência só se faz em laboratórios, em salas e dentro das universidades e institutos de pesquisa. A ciência também se faz na interação com diversos públicos, na divulgação dos resultados e esclarecimento de dúvidas em lugares do cotidiano, como nos ônibus", reflete Carla Augusta Vieira, coordenadora de produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbi) UFSCar e uma das responsáveis pela produção executiva do Ciência em Movimento.

Itinerário da ciência
A equipe da UFSCar embarca até a próxima quarta-feira, 15/5, nas linhas 1 (Pacaembú - (Saída UFSCAR - USE), 3 (Azulville), 18 (Cidade Aracy), 25 (São Carlos VIII) e 30 (Jóckei Club/Medeiros).

Pesquisadores e pesquisadoras conversam com usuários e usuárias sobre medidas para cuidar da saúde; hábitos que favoreçam a qualidade de vida; leitura; e sobre os desafios da transição, em busca de reduzir o preconceito, da infância para adolescência, e da adolescência para a vida adulta vivenciada por pessoas com paralisia cerebral. Os cientistas da UFSCar também terão a companhia de colegas da USP na linha 1. Equipes da universidade estadual paulista fazem ação semelhante nas linhas 20 (Maria Stella Fagá), 30 (Jóckei Club) e 32 (Vila Monte Claro).

O Ciência em Movimento é uma das atividades do Festival Pint of Science 2024. São ações gratuitas, que não requerem inscrição prévia e prometem muita troca de conhecimentos e diversão. A programação inclui ainda bate-papos com pesquisadores sobre Matemática, Mecânica Quântica, Agricultura Espacial, Enchentes, Ciências Humanas e Inteligência Artificial.

A comissão organizadora do Pint of Science 2024 é composta pelo ICMC USP e conta com diversos centros de pesquisa, laboratórios, núcleos e grupos da UFSCar e da USP tais como: o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV); o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI); o Centro de Inteligência Artificial (C4AI); o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF); o Instituto da Cultura Científica (ICC); o Laboratório de Interatividade (LAbI); o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE); o Centro Cultural da USP São Carlos; o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP São Carlos (GCACEX).

Para mais informações, acesse o site https://pintofscience.com.br/events/saocarlos.