Gabriela Pinheiro de Oliveira - Publicado em 04-12-2023 13:00
Bibliotecas UFSCar realizam pesquisa para aprimoramento de seus serviços
Questionário pode se respondido por toda comunidade UFSCar (Foto: Milanetto)

A partir de 4 de dezembro, inicia o projeto "Estudo de Uso e Usuários do SIBi UFSCar", que tem por objetivo geral coletar dados junto à comunidade da UFSCar (docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação) para avaliar os produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Os dados coletados darão suporte na gestão das Bibliotecas (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba), na elaboração estratégias para melhor uso dos recursos informacionais disponíveis e no aprimoramento da comunicação e divulgação. Por meio desse estudo de usuários, será possível delinear técnicas mais assertivas de formação, comunicação e marketing, baseadas no conhecimento do público e de suas necessidades informacionais. Assim, a SIBi UFSCar conta com a colaboração de toda comunidade para responder este questionário online, que demandará um tempo aproximado de 10 a 15 minutos. O cenário das bibliotecas universitárias está passando por uma evolução significativa nos últimos anos, impulsionada pelo acesso cada vez mais fácil e amplo aos conteúdos digitais. A digitalização e a internet revolucionaram a forma como as pessoas acessam as informações, o que reafirma o papel das bibliotecas como fontes de informações seguras e confiáveis. Além da disponibilização de acervos impressos, elas desempenham um papel fundamental na educação e orientação de seus usuários quanto ao uso dessas fontes. A missão desses espaços é o atendimento das necessidades informacionais dos usuários, nesse sentido, os profissionais devem desenvolver ações para conhecer efetivamente o seu público e promover o acesso inclusivo à informação. O projeto de pesquisa é uma parceria com o Departamento de Ciência da Informação e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 70439923.9.0000.5504). Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: sibi@ufscar.br.