Analice Gaspar Garcia - Publicado em 28-11-2023 10:37
Comunidade debate sobre gestão e administração de espaços físicos
Reuniões são abertas a toda a comunidade universitária

A comunidade universitária da UFSCar foi chamada para debater e contribuir com a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que define objetivos e metas a serem atingidos no intervalo de 5 anos, e mostrou seu compromisso com a Universidade ao participar ativamente do primeiro encontro do UFSCar + 5, que abordou o tema "Gestão universitária (de políticas, processos, ações, pessoas e recursos financeiros) e administração de espaço físico e infraestrutura", em reunião extraordinária aberta do Conselho Universitário (ConsUni), realizada no dia 24 de novembro.

A comunidade pode seguir participando do processo, enviando suas demandas e sugestões no formulário disponível neste link, para serem compiladas, apresentadas e debatidas nos próximos encontros temáticos, que seguem abertos à toda a comunidade universitária.

"Este foi o primeiro dos 5 encontros que faremos até o final do ano e, pelo alto nível do debate e das sugestões, a partir da participação de estudante e servidores, ficou evidente que os encontros serão um ótimo espaço para compreendermos a nossa realidade e, juntos e juntas, construirmos o novo PDI da UFSCar, garantindo que seguiremos sendo uma Universidade forte, de excelência e cada vez mais diversa, buscando cada vez mais todas as condições necessárias para a atuação dos nossos servidores", disse a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira.

No âmbito da gestão de pessoas, foram abordados, a partir dos anseios da comunidade, a necessidade da ampliação do quadro de servidores técnico-administrativos e de investimentos para capacitação. A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, reforçou a necessidade de ampliação do quadro de servidores e os esforços da pró-reitoria, junto ao Governo Federal, para a sua ampliação. "Estamos realizando um levantamento preciso da nossa demanda por Campus e unidades para dimensionar a nossa demanda e atuar de forma certeira junto ao Governo para a ampliação das vagas", comentou.

Ampliar e otimizar os recursos de informação digital para apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, bem como o estabelecimento de políticas de preservação digital, proteção de dados para os sistemas UFSCar, e desburocratização dos processos também foram temas debatidos.
Com relação a espaço físico e infraestrutura, aspectos como acessibilidade, ampliação da infraestrutura e segurança dos campi, manutenção predial e de vias públicas foram alguns dos pontos abordados como essenciais para serem trabalhados nos próximos anos. Ao tratar do assunto, Luciana Márcia Gonçalves, Secretária-Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), realizou o levantamento das principais demandas de obras nos campi e a priorização para a sua realização, que leva em conta o número de pessoas impactadas, com destaque para as de acessibilidade e segurança. A partir do estudo, foram elencadas 20 obras para serem efetuadas em 2023, com investimento da ordem de R$ 13 milhões.

A comunidade pode continuar a contribuir com a elaboração do plano preenchendo o formulário para enviar as demandas, impressões e opiniões da comunidade universitária, de modo que possam ser levadas em consideração no processo de construção do PDI.

O próximo encontro será no dia 30 de novembro, às 13h30, no Campus Sorocaba, e irá abordar o tema "Ensino de graduação e pós-graduação e a formação de pessoas para o presente e o futuro". As pessoas da comunidade que não integram o ConsUni e querem participar do encontro podem se inscrever por este formulário para receber o link da reunião e participar de forma online, caso não consigam estar presencialmente no Campus Sorocaba.