Mariana Pezzo - Publicado em 23-10-2023 17:21
Estande da UFSCar na SCX evidencia projetos em áreas diversas
Programação foi organizada pelo Instituto da Cultura Científica (Divulgação).
Acontece em São Carlos nesta semana - a partir de quarta-feira, dia 25/10 - a primeira edição do São Carlos Experience, festival que pretende evidenciar e potencializar a vocação do Município de articular Ciência e Tecnologia à atividade industrial e às políticas públicas. A programação - que vai até o dia 29 - acontece em sete espaços da cidade, com concentração no ONOVOLAB, onde a UFSCar conta com o estande "UFSCar na Área!", com programação de palestras, oficinas e outras oportunidades de diálogo que evidenciam a diversidade de áreas de atuação da Universidade.

"Nossa participação no São Carlos Experience se dá como mais uma oportunidade de concretizar o que vimos entendendo como missão do Instituto da Cultura Científica, que é a de criar novas oportunidades e apoiar a comunidade universitária no contato e na estruturação de projetos em parceria com diferentes segmentos sociais, de escolas e poder público às empresas e indústrias", situa a Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, Mariana Pezzo. "Estamos no Ano das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e vamos percebendo que a temática da sustentabilidade, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nos oferecem um ponto de partida, uma linguagem compartilhada que pode facilitar esse diálogo com universos que têm as suas particularidades e especificidades", complementa.

Para a montagem da programação no estande da UFSCar, o ICC realizou consulta à comunidade por meio de formulário eletrônico. A partir das respostas recebidas, e buscando garantir amostra da diversidade de campos de atuação da Universidade, a equipe do Instituto também realizou convites diretos a grupos específicos. "Além disso, será muito importante que a comunidade universitária possa visitar o São Carlos Experience e estar conosco no estande. A programação como um todo é extensa e muito diversificada, e entendo que o evento como um todo é uma oportunidade de construir novas pontes entre Universidade e Sociedade", conclui a Diretora do ICC.

Além da programação de palestras e outras atividades, detalhadas a seguir, o estande terá balcões de atendimento da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar e da plataforma Alumni, de relacionamento com egressos da Instituição. São parceiros do ICC na organização da iniciativa a Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFSCar; o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar); e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI). O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto "UFSCar na Área! Itinerância de diálogos sobre Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" (Processo nº 440638/2023-2).

Confira aqui a programação prevista para o estande da UFSCar no São Carlos Experience.

A programação completa, incluindo atividades culturais e eventos gastronômicos, pode ser conferida no site do evento.