Notícia

Fabricio Mazocco - Publicado em 16-10-2023 14:00
Segundo volume da Coleção Estruturas de Concreto será lançado em 19/10
Capa do livro que será lançado (Imagem: Reprodução)
Capa do livro que será lançado (Imagem: Reprodução)
"Estruturas de Concreto Armado", o segundo volume da coleção "Estruturas de Concreto", que tem Roberto Chust, professor Sênior do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar como autor, e Guilherme Parsekian, também professor do DECiv, como um dos coordenadores do projeto e editor do volume, será lançado no dia 19 de outubro.

A Coleção Estruturas de Concreto tem o objetivo de criar um material que represente a engenharia brasileira e seja uma referência tanto na formação como na atuação profissional de engenheiros civis. Como ponto de partida, foi realizada uma análise das ementas curriculares de cursos de Engenharia Civil de universidades brasileiras, para definição dos tópicos a serem abordados nos capítulos da coleção. 

Os três volumes focam no projeto de estruturas de concreto armado, sendo os dois primeiros considerados básicos, pois possuem temas imprescindíveis para a adequada formação de um engenheiro civil; e o terceiro volume considerado avançado, destinado àqueles que desejam se aprofundar em assuntos específicos relacionados ao projeto de estruturas de concreto. 

O volume 2 contém nove capítulos adicionais sobre projeto de estruturas de concreto armado, organizados da seguinte forma: Estados Limites de Serviço, Flexão Composta, Estabilidade Global e Deslocabilidade Lateral, Pilares Retangulares, Fundações, Escadas, Estruturas de Contenção, Reservatórios e Piscinas, e Estruturas Especiais. Além de Parsekian, esse volume tem como editores Alio Ernesto Kimura, Luiz Carlos de Almeida, Sergio Hampshire de Carvalho Santos e Túlio Nogueira Bittencourt.

O lançamento ocorre às 10 horas, no estande do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), durante o Congresso Brasileiro do Concreto, que será realizado em Florianópolis. O terceiro volume está previsto para ser lançado em 2025.