Gisele Bicaletto - Publicado em 11-10-2023 08:00
Evento do HU destaca reconhecimento e valorização dos preceptores
Mesa de abertura do evento (Foto: HU-UFSCar)
Com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância dos preceptores na formação de estudantes, promovendo momentos de aprendizado, troca de experiências e bem-estar, foi realizada, nos dias 28 e 29 de setembro, a I Semana da Preceptoria do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Tendo como tema "Reconhecimento e valorização do preceptor", a programação foi composta de palestras, mesa-redonda, exposição e fóruns de trabalho.

A I Semana de Preceptoria foi uma ação inédita, proposta pela Comissão de Preceptores do HU-UFSCar, vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital, e envolveu diversos atores da comunidade universitária e hospitalar. Participaram da abertura o superintendente do HU-UFSCar, Fábio Fernandes Neves, o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSCar, Thiago Luiz de Russo, a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Leticia Pancieri e, ainda pela UFSCar, o Pró-Reitor de Graduação, Daniel Rodrigo Leiva, e a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

Fábio Fernandes Neves destacou a relevância da preceptoria e as características preponderantes para a atuação dos preceptores: "Tem que ter boas qualidades técnicas e é claro que não precisa saber tudo, mas tem que ter capacidade de atualização e afetividade, ser acolhedor, entender as necessidades dos alunos, ter uma boa relação médico-paciente, pois tudo que fazemos serve de espelho para os nossos orientandos".

De acordo com Neves, a preceptoria difere muito do ensino da cátedra, em que se enchiam anfiteatros com centenas de pessoas e o catedrático fazia uma palestra sem levar em conta as peculiaridades individuais de cada aluno que estava ali presente. "Da mesma forma que não existem dois alunos idênticos, iguais, não existem duas abordagens de ensino ao beira-leito iguais. A grande arte da preceptoria é reconhecer as necessidades daquele aluno e adaptar o modus operandi do estágio àquelas necessidades, desenvolvendo autonomia por um lado, mas, por outro, garantindo a segurança do cuidado", explica.

"Falar sobre a preceptoria é falar sobre ensinar a cuidar, valor e a potência do trabalho que se executa com competência e generosidade para formar pessoas. Acredito que os preceptores são tão bons em ensinar como em fazer o cuidado. Buscamos, com isso, sedimentar os processos de formalização das atribuições, reduzindo conflitos e calibrando expectativas", disse o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSCar, Thiago Luiz de Russo.

O Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Daniel Rodrigo Leiva, na ocasião, disse que as possibilidades de formação prática que a preceptoria traz são elementos centrais para a capacitação profissional completa e de qualidade. "A gente aprende muitas vezes nas caixinhas, mas a vida não acontece só aí. Durante o processo de ensino, a realização com uma inserção prática e objetiva é fundamental para desenvolver o protagonismo dos nossos estudantes", ressalta o Pró-Reitor.

Pós-evento
Para a organização da I Semana de Preceptoria, o evento superou as expectativas dos participantes ao abordar, além do conhecimento técnico da preceptoria, a valorização artística e cultural dos próprios colaboradores do HU-UFSCar.

"Foi nítida a repercussão multiplicadora nos corredores do HU nos dias do evento e perpetuando até hoje. Envolveu a produção artística de um estudante de Medicina da UFSCar que sensibilizou ainda mais os participantes com um vídeo em homenagem aos profissionais que atuam no ensino na prática profissional, disseminando pelas mídias sociais a valorização e reconhecimento do preceptor. Conseguimos abordar a temática com múltiplas metodologias educacionais de forma transformadora, colaborativa e significativa. Uma grande realização para o nosso HU-UFSCar, UFSCar, município e rede Ebserh. Agradecemos fortemente a todos os envolvidos", concluiu a nutricionista Elaine Gomes da Silva, organizadora do evento.

O vídeo em homenagem aos preceptores está neste link. Imagens do evento e a íntegra da atividade estão no canal do HU no YouTube.