Notícia

Denise Britto - Publicado em 20-09-2023 12:30
Estudo avalia alcance e efetividade da plataforma digital Observa Sanca
Pesquisa convida participantes para responderem questionário online (Imagem: Reprodução)
Pesquisa convida participantes para responderem questionário online (Imagem: Reprodução)
Um estudo na área de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar está avaliando o alcance e a efetividade do uso da plataforma digital Observa Sanca (www.observasanca.ufscar.br) e, para isso, está convidando participantes para responderem um questionário online.

O Observa Sanca nasceu da união de diversos grupos, que produzem conhecimento sobre São Carlos e região, e que desejavam ampliar o acesso a trabalhos acadêmicos para toda a sociedade, tornando acessível o conhecimento, e compartilhar informações produzidas pela gestão pública, universidades, educadores, grupos sociais e por toda a população.

A pesquisa de Iniciação Científica, intitulada "Avaliação do alcance e a efetividade do uso da Plataforma Digital ?Observa Sanca - Observatório do conhecimento para ações transformadoras? pelo seus principais público-alvo", é desenvolvida por Kaueh Cardoso Marangon, estudante do curso de bacharelado em Gestão e Análise Ambiental da UFSCar. 

Pode participar do estudo qualquer pessoa que já tenha acessado a plataforma - incluindo educadores e educandos, gestores e organizações sociais, além de outros possíveis usuários. Para participar, basta responder o questionário disponível em https://bit.ly/questionario-ObservaSanca, que tem tempo de resposta estimado de cerca de 20 minutos. O prazo é até 25 de setembro.

O trabalho é orientado pelo professor Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (Lasca), e tem coorientação da professora Renata Bovo Peres, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm).

O estudo conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas com o professor Sérgio de Mattos pelo e-mail sergiomattos@ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE:: 69533423.0.0000.5504).