João Eduardo Justi - Publicado em 15-09-2023 16:27
Campus Sorocaba distribui cordão de girassóis a estudantes de graduação
Cordão visa facilitar identificação e atendimento a pessoas com deficiências (Imagem: Famema)
A Comissão Permanente de Acessibilidade (CoA) do Campus Sorocaba está distribuindo, para estudantes de graduação do Campus que tenham deficiência e/ou transtorno não visível ou oculto, o cordão de girassóis. O uso do cordão visa auxiliar na identificação dessas pessoas e, com isso, oferecer atendimento prioritário ou apoio sem necessidade de explicação ou justificativa.

O cordão de girassóis pode ser retirado na sala 124B do ATLab, com Simone Pinheiro (Intérprete de Libras), às quartas-feiras, das 19 horas às 22h30; e às quintas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas, mediante apresentação de um documento com foto e cópia do laudo.

O uso do cordão de girassóis foi instituído pela Lei 14.624, de 17 de julho de 2023, que altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para instituir o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.