Agnes Arato - Publicado em 30-08-2023 08:00
Descubra a Federal: Programa Futuro Cientista
Professor Fábio de Lima Leite com os estudantes do PFC

Transformar vidas através da educação é o propósito principal do Programa Futuro Cientista, projeto de extensão do Campus Sorocaba que se propõe a orientar e incentivar crianças em situação de vulnerabilidade econômica que queiram cursar uma universidade e, principalmente, seguir a carreira científica.

Criado em 2010, a ideia do programa, proposto pelo professor Fábio de Lima Leite, do Departamento Departamento de Física, Química e Matemática do Campus Sorocaba, nasceu da própria história do professor, que vem de uma família que vivia em uma cidade pequena e, para a qual, a universidade era algo distante. Partindo da própria vivência e reconhecendo as dificuldades que crianças como ele enfrentam para chegar à universidade, o programa oferece uma orientação prática ao montar um plano de vida com o estudante e acompanhá-lo desde o 5º ano do Fundamental até as portas da universidade pública.

Como funciona o Programa Futuro Cientista (PFC)?

O PFC se viabiliza a partir de parcerias com prefeituras interessadas, que em conjunto com o projeto realizam o acompanhamento dos alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental. Quando o estudante chega no 9º ano do Fundamental e vai pro Ensino Médio, fica diretamente sob a tutela do Programa. Atualmente, são parceiras as prefeituras de Iperó, Coronel Macedo, Rio Claro, São Roque, Salto, Tatuí e Mirassol. Para 2024, já estão fechadas as parcerias com as cidades de Dois Córregos e  Corumbataí.

Que tipo de atividades são desenvolvidas?

O estudante participa de atividades em grupo, como criar e/ou participar de um clube de ciência na sua escola, desenvolver um projeto de ciência, participar de um programa de aprendizagem socioemocional e dos eventos do projeto, como a Escola Preparatória para Futuros Cientistas; e também realiza atividades individuais, como aprender a fazer provas de vestibular e Enem (que o programa chama de Maratona do Conhecimento) e cumprir metas como ler ao menos um livro a cada 2 meses (para criar o hábito de leitura e desenvolver a escrita).

Quem pode participar?

Crianças em condições socioeconômicas de vulnerabilidade e em situação de risco que estejam no 5º ano do Ensino Fundamental. O programa monitora o comportamento em sala de aula e na escola. Na entrada da criança no programa, o rendimento escolar não é cobrado, mas passa a ser durante o acompanhamento do programa.

Quer saber mais sobre o Programa Futuro Cientista?

Acesse o site do PFC e siga o perfil do Programa no Instagram. Converse com a equipe pelo e-mail: programafuturocientista@gmail.com