Agnes Arato - Publicado em 24-08-2023 01:00
Descubra: Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS)
A sede da SGAS fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar
A Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) é o órgão que apoia a gestão da UFSCar no âmbito ambiental. Esse apoio é realizado em diversas frentes, tanto no momento do planejamento, na coordenação e no monitoramento das atividades da Universidade que tenham interações com o componente ambiental quanto na execução de ações voltadas à comunidade interna e externa.

É a SGAS que, por exemplo, realiza a gestão dos resíduos produzidos nos campi (através do Departamento de Gestão de Resíduos, o DeGR); a gestão das áreas verdes da Universidade, vistoriando, orientando e emitindo autorizações de cortes, plantios, podas e outras ações de manejo (através do Departamento de Gestão de Áreas Verdes, Biodiversidade e Agroambientes, o DeGABA); e também ações de educação ambiental (através do Departamento de Apoio à Educação Ambiental, o DeAEA).

Projetos bem conhecidos da comunidade universitária, como o Trilha da Natureza, que promove visitas ao fragmento de Cerrado, o Projeto Canecas, que distribui as famosas canecas vermelhas aos estudantes e servidores, e a Coleta Seletiva (@coleta_seletiva_ufscar), são encabeçados pela SGAS. Outro projeto que tem crescido e vale a pena conhecer é o da Horta Comunitária, que fica na sede da secretaria, na área norte do Campus São Carlos, e é aberta à participação de qualquer interessado. O pessoal se reúne por lá toda quinta-feira das 12h30 às 13h30, e realiza regularmente oficinas como as de plantas medicinais, biojoias e vermicompostagem, além de outras ações, como a roda de conversa sobre saúde mental. É na sede também que fica a estufa onde são produzidas mudas com espécies do Cerrado. Confira detalhes e acompanhe a programação pelo perfil @degabasgasufscar no Instagram.

Quer saber mais sobre a SGAS? Acesse www.sgas.ufscar.br e conheça os projetos realizados pela Secretaria!