Mariana Pezzo - Publicado em 18-08-2023 18:30
UFSCar inicia ciclo de conferências sobre a Universidade para o futuro
Evento é o primeiro de série que se estenderá em reflexões por 12 meses (Divulgação)
O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar inicia em 24 de agosto o ciclo de conferências "A Universidade para o Futuro", que deve se estender pelos próximos 12 meses. Na próxima quinta-feira (24/8), Marcelo Knobel, ex-Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Soraya Soubhi Smaili, ex-Reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), inauguram a programação, com o debate "Universidade no Brasil - Desafios Futuros".

"A ideia é refletir sobre como a Universidade - no Brasil e no mundo - precisa se repensar a partir das várias crises que vivemos: política, sanitária, de desinformação, além, claro, da emergência climática. A Universidade é uma instituição que não mudou muito nos últimos séculos, e é preciso que se olhe de um novo ponto de vista, para que também a sociedade a veja de forma diferente, para que perceba sua relevância, busque o espaço acadêmico para compartilhar e buscar soluções para os seus problemas, confie no potencial do conhecimento especializado, dentre outras interações possíveis", situa o Diretor do IEAE, Adilson de Oliveira.

A previsão é que o ciclo tenha seis conferências, uma a cada dois meses. Alguns dos temas no radar são as mudanças na cognição, ou seja, nas formas de conhecer e aprender das novas gerações; o impacto social das atividades universitárias e os diferentes caminhos pelos quais a universidade se relaciona com a sociedade; e as transformações provocadas por novas tecnologias de informação e comunicação, dentre outros. Um diferencial é que cada conferência terá uma pessoa responsável pela curadoria, que produzirá, a partir do debate realizado, textos e outros materiais destinados a registrar reflexões e ampliar sua abrangência. O Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar também acompanhará os eventos para, ao final, produzir documentário sobre o tema, ou seja, a universidade para o futuro.

Neste primeiro debate, o curador convidado é João dos Reis Silva Jr., docente no Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, com trajetória acadêmica voltada ao tema da Educação Superior brasileira. O evento, aberto a todas as pessoas interessadas, começa às 14h30, no Auditório do CCET, que fica no edifício do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo e-mail ieae@ufscar.br.

Sobre os convidados
Marcelo Knobel é Professor Titular no Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Unicamp, instituição da qual foi Reitor entre 2017 e 2021. Em 2020, criou o canal Espaço Recíproco no YouTube, no qual promove conversas com nomes das ciências, artes, dos negócios e outras áreas, com foco na difusão do pensamento científico, da inovação e da universidade pública. Em 2021, publicou os livros "Reflexões sobre Educação Superior: A universidade e seu compromisso com a sociedade" e "A Ilusão da Lua", o segundo dedicado a aproximar o leitor do pensamento científico, em um contexto marcado pelo negacionismo.

Soraya Smaili é Professora Titular no Departamento de Farmacologia da Unifesp, instituição da qual foi Reitora entre 2012 e 2021. Além da atuação na área das Neurociências e doenças degenerativas, tem se dedicado a estudar o financiamento da Ciência e indicadores e impactos do desenvolvimento científico, bem como à atuação pela maior presença e pelos direitos de meninas e mulheres na Ciência. É Coordenadora Adjunta do Centro de Saúde Global e Coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), dedicado às políticas públicas para Educação Superior e Ciência. Escreve no blog Sou Ciência, na Folha de S. Paulo.