Agnes Arato - Publicado em 17-08-2023 01:00
Descubra a Federal: Pedal UFSCar
A sede do Pedal fica atrás do DEFMH, área sul do Campus São Carlos
Emprestar bikes totalmente de graça dentro do campus São Carlos? Sim, é possível!

O projeto Pedal UFSCar disponibiliza o empréstimo de bikes e assessórios para a comunidade universitária mediante um pequeno cadastro feito na hora com a equipe do projeto. O usuário pode ficar até 2 dias com o equipamento.

A sede do projeto fica atrás do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), na área Sul do Campus São Carlos, e abriga os equipamentos disponíveis para empréstimo. No local, uma equipe atende presencialmente os interessados em pegar bicicletas emprestadas e orientam os usuários sobre pequenas manutenções em seus próprios equipamentos. O objetivo é promover a autonomia do usuário de bicicleta, ajudando a ampliar a cultura do ciclismo entre a comunidade universitária.

Criado em 2011, o Pedal UFSCar tem como objetivo central incentivar e promover a cultura da bicicleta como possibilidade de transporte, lazer, esporte e trabalho. Além de emprestar as bikes e orientar a comunidade universitária sobre manutenção, o projeto atua em outras frentes:

- junto a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, orienta sobre ciclismo e manutenção de bicicletas;
- orienta atletas de ciclismo da cidade de São Carlos, em parceria com a Associação São-carlense de Ciclismo (ASC);
- realiza ações solidárias em parceria com o Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol da UFSCar);
- organiza e realiza uma cicloviagem anual com ciclistas interessados/as em conhecer e desfrutar de viagens turísticas em bicicleta, desde que estes se disponham a participar de passeios-treinos regulares.

Venha conhecer o Pedal UFSCar! Os horários de atendimento são publicados no Instagram, no perfil @pedal.ufscar. E-mail de contato: pedalufscar2011@gmail.com.