Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 27-07-2023 13:00
Estudo avalia associação entre dor e equilíbrio na artrose de joelho
Pessoas entre 40 e 80 anos podem participar do estudo (Foto: Freepik)
Pessoas entre 40 e 80 anos podem participar do estudo (Foto: Freepik)
Uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, está recrutando pessoas que tenham diagnóstico de osteoartrite nos joelhos (OAJ) e que tenham dor na articulação para avaliações e tratamento gratuitos. O objetivo do estudo é mensurar a associação entre dor e diminuição do equilíbrio postural em indivíduos com OAJ, auxiliando no tratamento desses pacientes.

O projeto é conduzido pela mestranda Marialice Gyaraki da Silva, sob orientação de Stella Marcia Mattiello, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar. De acordo com a pesquisadora, a dor é a queixa principal dos sujeitos acometidos pela OAJ. "Considerando os danos articulares, decorrentes da inflamação na articulação do joelho, a OAJ é frequentemente conceituada como uma condição de dor que está associada à diminuição da força do músculo quadríceps femoral em indivíduos com a doença", explica Marialice Gyaraki.

A mestranda da UFSCar também aponta que há outros comprometimentos que a OAJ pode ocasionar, como propriocepção prejudicada e controle do equilíbrio comprometido. A propriocepção está ligada à capacidade do indivíduo em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. "Essa capacidade prejudicada é um fator frequentemente relacionado às quedas dos pacientes e à presença de dor que, por sua vez, está associada à diminuição do equilíbrio", explica.

O estudo vai avaliar os participantes em três diferentes aspetos: equilíbrio postural, função física e processamento da dor. Também será ofertado tratamento às pessoas voluntárias, que acontecerá na Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar. "É esperado mensurar a associação da dor sobre o déficit do equilíbrio postural em pacientes com osteoartrite de joelho. Essa análise terá importante implicação clínica na avaliação e protocolos de tratamentos em indivíduos com osteoartrite de joelho", afirma Gyaraki.

As avaliações ocorrerão presencialmente, em três encontros, no Laboratório da Função Articular (LAFAr), que fica no DFisio, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Os participantes devem ter entre 40 e 80 anos, ter diagnóstico de OAJ, dor na articulação há, pelo menos, três meses, e não ter feito cirurgias ou procedimentos invasivos no joelho. As pessoas interessadas devem preencher este formulário eletrônico até o final deste ano. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 68161823.8.0000.5504).