Gisele Bicaletto - Publicado em 21-07-2023 13:00
Livro aborda a musculatura do assoalho pélvico
Obra é voltada a profissionais e estudantes de Fisioterapia (Imagem: Divulgação)

Foi publicada a segunda edição do livro "Avaliação da musculatura do assoalho pélvico feminino", pela Editora Manole. A obra foi elaborada pelas docentes Patricia Driusso e Ana Carolina Sartorato Beleza, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, também coordenadoras do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Instituição. O livro apresenta base científica atualizada sobre avaliação da musculatura do assoalho pélvico feminino, com foco na melhora da prática clínica de profissionais e na formação dos estudantes.

A elaboração da obra contou com o apoio de outros docentes que desenvolvem pesquisas em parceria com o LAMU e dos estudantes que estão realizando o mestrado ou doutorado no Laboratório. De acordo com Patricia Driusso, o livro aborda diversas formas de avaliação da musculatura do assoalho pélvico feminino, para que o fisioterapeuta aprimore sua prática clínica ao escolher os métodos de avaliação mais adequados à cada mulher, embasando o tratamento fisioterapêutico das disfunções do assoalho pélvico (incontinência urinária, incontinência fecal, prolapso de órgãos pélvicos, disfunção sexual e dor pélvica). "Nessa obra, houve uma preocupação constante por parte dos autores em enfatizar a avaliação fisioterapêutica baseada em estudos científicos conceituados", acrescenta a professora.

Além de profissionais, o livro também tem como público-alvo estudantes de graduação em Fisioterapia. A obra pode ser adquirida no site da Editora Manole. Informações sobre o LAMU da UFSCar podem ser acessadas neste link.