João Eduardo Justi - Publicado em 20-07-2023 13:00
Descubra a Federal: Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo
UMMA realiza exposições sobre a história da Universidade (Imagem: CCS)

A Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) foi criada em 17 de fevereiro de 2017 com a missão de identificar o valor histórico, salvaguardar e tornar acessível o patrimônio histórico material e imaterial da UFSCar.

Com esse objetivo, nos últimos anos a UMMA tem fomentado diversas ações, como exposições, oficinas, documentários, levantamento dos acervos históricos espalhados pela Universidade (resultado do retorno de quase 200 questionários respondidos pela comunidade entre 2018 e 2019), formação de grupos de estudo e trabalho, organização do Seminário de Política de Informação e Memória (SPIM), entre outras atividades.

"A UMMA é o lugar para preservar o legado - de fatos e feitos - e as memórias daqueles que contribuíram para a construção de uma UFSCar que conhecemos e que deixaremos para que outros possam conhecê-la", resume a primeira Coordenadora da Unidade, professora Luzia Sigoli Fernandes Costa, do Departamento de Ciências da Inofmração (DCI).

Para a atual Diretora, Claudia de Moraes Barros Ramalho, "recuperar e disseminar as histórias daqueles que construíram a Universidade é algo que nos enche de orgulho e satisfação".

A UMMA funciona no edifício AT3, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Conheça mais pelo Instagram @umma.ufscar.