Agnes Arato - Publicado em 13-07-2023 13:00
Descubra a Federal: Trilha da Natureza
Projeto apresenta o Cerrado por meio de visitas guiadas abertas à comunidade (Foto: Divulgação)
O Trilha da Natureza é um projeto que, há 30 anos, apresenta o Cerrado, por meio de visitas guiadas no Campus São Carlos da UFSCar, e conscientiza sobre a importância da preservação desse bioma, que é segundo maior do Brasil e um dos mais ameaçados.

Criado por um grupo de professores do antigo Departamento de Ciências Biológicas e inaugurado em 1992, o projeto conduz desde então visitas orientadas ao Cerrado, principalmente de escolas dos ensinos Fundamental e Médio. Desde 2014, porém, passou a ofertar as visitas abertas à comunidade em geral, que têm o intuito de levar mais pessoas a conhecerem o Cerrado da UFSCar.

Com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas e voluntários, além das visitas, atividades como saraus artísticos, rodas de conversas, minicursos, práticas de ioga, meditação e capoeira são realizadas no fragmento de Cerrado. Outra atividade desenvolvida pelo grupo anualmente é o Concurso de Fotografia do Cerrado, que convida integrantes da comunidade a fotografarem as belezas da região.

O Trilha da Natureza é coordenado pelo Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) desde 2014. Saiba mais sobre o projeto no site da SGAS e nos perfis do Instagram e do Facebook.