Notícia
O prazo para que os estudantes de graduação contribuam para que a UFSCar participe do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), criado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a partir do preenchimento do questionário sobre sua percepção sobre a cultura empreendedora da Universidade foi prorrogado até 31 de agosto.
O Ranking tem como objetivo valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil, identificando as universidades com perfil empreendedor, a partir da análise de seis pilares que caracterizam o empreendedorismo no Ensino Superior. Um deles é "Cultura Empreendedora", que precisa do apoio dos estudantes de graduação para que informem suas percepções sobre a cultura empreendedora da Universidade, a partir de um questionário online disponível no site do projeto.
"Extensão", "Inovação", "Internacionalização", "Infraestrutura" e "Capital Financeiro" são os outros pilares avaliados pelo RUE. Para levantar as informações referentes a cada um desses temas e abastecer a plataforma específica de compilação dos dados, a Universidade conta com o trabalho realizado por um comitê formado por representantes da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e Agência de Inovação (AIn).
"Com a participação da UFSCar no RUE, podemos trazer dados que nos permitem visualizar as potencialidades da Universidade e identificar os aspectos que necessitem de um pouco mais de atenção. Além disso, a participação da UFSCar em edições passadas propicia condições de uma avaliação, ao longo do tempo, nos aspectos abordados pelo RUE", explica Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Campus Araras e coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), que está à frente da articulação para a viabilização da participação da UFSCar no RUE.
A docente complementa dizendo que participar do RUE é uma importante oportunidade do discente contribuir com suas impressões para, além de viabilizar o ranqueamento, aprimorar a cultura empreendedora da UFSCar, favorecendo o seu desenvolvimento.
"A participação dos estudantes na pesquisa traz uma perspectiva maior de como as oportunidades oferecidas atualmente estão sendo aproveitadas, além de contribuições que podem ser utilizadas para ampliarmos as ações que já existem, gerando, então, a possibilidade de um maior impacto no desenvolvimento profissional e acadêmico. Dessa forma, convidamos todos os estudantes a contribuírem com suas percepções ao responderem a pesquisa", disse Rafaela Campos, Líder Institucional do Núcleo São Carlos.
Os graduandos voluntários têm até o dia 31/8 para responder a pesquisa de percepção com foco no pilar "Cultura Empreendedora". Após essa data, os dados de todas as universidades participantes serão avaliados e o resultado do ranking será revelado em outubro. Para conhecer mais sobre o Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), acesse universidadesempreendedoras.org.
Vitória Faccini explica que o projeto de IES Empreendedoras foi idealizado em 2016 pela Brasil Júnior, a partir da necessidade de compreender e levar insumos para a melhoria da educação do nosso País, assim, é um projeto que agrega o Ranking de Universidades Empreendedoras.