Agnes Arato - Publicado em 22-06-2023 03:00
Descubra a Federal: Parede de escalada
A parede de escalada é mantida pelo CUME, associação que reúne membros da comunidade UFSCar
Você já conhece as paredes de escalada do Campus São Carlos da UFSCar?

Se você costuma andar pelo Campus São Carlos, ali entre a Biblioteca Comunitária e os prédios das engenharias, já percebeu que a caixa d?água e o reservatório têm aquelas agarras típicas de paredes de escalada. Ou não?

Aquelas agarras são mantidas pelo Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME), associação sem fins lucrativos composta por membros da comunidade UFSCar - e também da comunidade externa. Foram instaladas pela associação em 1991 e, desde então, o espaço é utilizado pelo CUME para seus treinos de escalada.

Conheça a história da associação no blog do CUME.

Se você ficou animado para experimentar a parede de escalada, lembre-se de que é preciso estar com os equipamentos adequados e conhecer as técnicas necessárias para escalar com segurança. Por isso mesmo, o CUME oferece monitorias para quem quer aprender a escalar toda segunda e quarta-feira, das 18h30 às 21 horas, durante o período acadêmico da Universidade.

As monitorias são abertas a todas as pessoas interessadas, ou seja, não precisa ser da comunidade UFSCar para participar. Além disso, a associação empresta todo o equipamento necessário, de forma totalmente gratuita. Para participar, basta comparecer no horário da monitoria e levar impresso e preenchido o Termo de Reconhecimento de Risco (disponível aqui), junto com uma cópia de um documento de identidade (RG, CNH ou passaporte).

Para acompanhar os horários atualizados de realização das monitorias e outras atividades da associação, confira o perfil do CUME no Instagram.