Notícia

Tiago Santi - Publicado em 20-06-2023 18:00
Campus Lagoa do Sino faz consulta sobre adequação paisagística
A adequação paisagística será realizada no jardim em torno da sede histórica e da capela
A adequação paisagística será realizada no jardim em torno da sede histórica e da capela

Em agosto de 2022, teve início a atividade de extensão "Adequação paisagística como tema de capacitação profissional, produção e difusão do conhecimento na Fazenda Lagoa do Sino", que visa, em linhas gerais, adequar a paisagem dos jardins do entorno da casa grande da Fazenda, atual Bloco 4 do Campus, às necessidades e aos anseios da comunidade do Campus Lagoa do Sino. Para isso, a parceria entre a UFSCar e a USP previu a realização de um levantamento e diagnóstico sobre o estado atual da área, a prescrição dos cuidados para sua manutenção, além do planejamento da instalação de equipamentos de mobiliário, segurança e bem-estar, como bancos, pérgolas, iluminação, pontos de descanso, contemplação e de leitura, para utilização da comunidade interna e externa do Campus.

Sendo assim, neste primeiro momento, a comunidade do Campus Lagoa do Sino é convidada a tomar conhecimento e opinar sobre o projeto da adequação paisagística. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link. Mais informações podem ser solicitadas ao professor Fernando Periotto pelo e-mail: ferperiotto@ufscar.br.

A atividade, que conta com o acompanhamento e apoio da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico da UFSCar (SEGEF), é coordenada por Fernando Periotto, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN), em conjunto com Luciana Bongiovanni Martins Schenk, docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), com participação de Letícia Arataque Uema e Rodrigo Amaro dos Santos Sousa, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da USP, e Giovanna Santos Pereira, estudante de Ciências Biológicas da UFSCar. Também participarão da atividade outros docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação de ambas as instituições, além de gestores, proprietários rurais e equipes técnicas de prefeituras da região.

É importante destacar que a iniciativa foi um compromisso assumido pela Direção do Campus Lagoa do Sino em conjunto com a Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS), após a retirada de eucaliptos que ofereciam risco à comunidade na área em questão.