Isabela Gandini - Publicado em 20-06-2023 18:00
UFSCar oferece aperfeiçoamento para professores da rede básica
UFSCar tem inscrições abertas para curso sobre Alfabetização para Estudantes com Deficiência

A inclusão escolar é uma realidade brasileira em que alunos da Educação Especial estão, cada vez mais, tendo acesso à escolarização regular, em sala de aula comum. Há a necessidade de garantir acesso e permanência, com qualidade educacional, para esses alunos, por meio da oferta de serviços, recursos, metodologia, currículo adequado e estratégias de ensino, com o intuito de oportunizar experiências de escolarização exitosas. Assim, a Educação Especial representa uma importante área de conhecimento para favorecer a inclusão escolar. Oportunizar práticas de alfabetização aos estudantes com deficiência é garantir melhores condições para sua leitura de mundo, além de contextualizar situações vividas por cada um, de forma articulada com a realidade.

Considerando que a educação é o caminho da equidade e da inclusão, a UFSCar, através do Departamento de Psicologia, em parceria com a Coordenação Geral de Capacitação de Profissionais da Educação Especial, está com inscrições abertas para o Curso Online de Aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência - 6ª Edição. A formação continuada é direcionada a professores da Educação Básica da rede pública de ensino. O curso gratuito, que tem carga horária de 180 horas, será composto por elementos norteadores da alfabetização para estudantes com deficiência, respeitando as individualidades e as necessidades de aprendizagem para cada público específico. As inscrições estão abertas até 19 de julho, exclusivamente pelo preenchimento deste formulário

A seleção será feita por meio da análise da documentação comprobatória de atuação na Educação Básica das redes públicas estaduais, municipais e Distrito Federal, sendo que serão selecionados os 450 primeiros candidatos que realizarem a inscrição com a devida documentação. O resultado do deferimento será divulgado no dia 25/7. O início das aulas está previsto para 1° de agosto de 2023. Outras informações estão disponíveis no site alfadef6.faiufscar.com.