Denise Britto - Publicado em 13-06-2023 08:00
UFSCar realiza 29º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica
Evento reuniu projetos de pesquisas de graduandos (Imagem: Mauricio Xavier)

A UFSCar realizou, nos dias 1º e 2 de junho, o 29º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o 14º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). Os eventos buscaram promover, discutir e divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da UFSCar, bem como oportunizar debates acerca da pesquisa e da ciência. No mesmo período, também foi realizado o 2º Congresso de Iniciação Científica do Ensino Médio (CIC-EM). O evento conjunto foi realizado nos quatro campi da UFSCar de forma presencial, com parte das atividades também em formato online.

"Eu fiquei muito afetivamente envolvida pensando na minha própria experiência, que eu acho que é um pouco a experiência que muitos de nós tivemos com a Iniciação Científica. E queria especialmente falar com você, que está chegando do Ensino Médio: [...] a Ciência somos nós. A ciência é essa forma extraordinária que nós desenvolvemos de olhar para o mundo, de criar teorias e resolver problemas", declarou a professora Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-reitora da Universidade, durante a abertura do evento. A solenidade ainda contou com a presença dos professores Fillipe Vieira Rocha, Coordenador dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica; Pedro Sergio Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa (ProPq); e Daniel Rodrigo Leiva, Pró-Reitor de Graduação (ProGrad).

A programação incluiu palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de grupos de pesquisa. Confira a cobertura do evento no Portal da UFSCar e no Canal UFSCar Oficial no YouTube.