Notícia

Denise Britto - Publicado em 17-04-2023 12:00
UFSCar implementa curso de Mentoria de Diretores Escolares no Tocantins
Curso reúne diretores e secretários da rede estadual (Foto: Seduc/TO)
Curso reúne diretores e secretários da rede estadual (Foto: Seduc/TO)
A UFSCar tem oferecido, desde 2020, em vários estados do Brasil, uma formação em Mentoria de Diretores Escolares, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Um dos frutos foi a implementação do curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares realizado pela Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc).

O curso, online, é destinado a todos os diretores e técnicos do estado do Tocantins (TO), com o objetivo de construir um ambiente que fortaleça os gestores escolares no processo pedagógico, administrativo e nas tomadas de decisões. A intenção da Seduc/TO é estender a formação a todos os diretores escolares. 

A abertura foi realizada no último dia 23 de março, na sede da Seduc/TO, com a participação de diretores regionais de Educação e das unidades de ensino, além de técnicos das 13 Diretorias Regionais da Educação (DREs). Serão 10 módulos com encontros síncronos (ao vivo), na modalidade online e atividades que totalizarão 180 horas.

Na ocasião, a professora Maria Cecília Luiz, do Departamento de Educação (DEd) e coordenadora da formação pela UFSCar, palestrou sobre as bases teóricas e práticas estabelecidas na proposta metodológica da formação que priorizam as abordagens que tratam do acolhimento às diversidades. "A proposta é promover um espaço de trabalho pedagógico coletivo, de troca de saberes dessa vivência dos próprios profissionais, numa cultura colaborativa, com objetivos comuns", pontuou. "É uma mentoria de diretores e não para diretores; a ideia é que esses diretores tenham um espaço de reflexão sobre seus desafios cotidianos e, com segurança, um momento de trocarem saberes e experiências uns com os outros de forma institucional, com objetivos e metodologias que nós oferecemos. A ideia é que um diretor converse com outro diretor, não importando se as escolas sejam diferentes", conta a professora. Segundo ela, vários estados já implementaram o curso, incluindo o Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná.

Saiba mais sobre a formação no site da Seduc do Tocantins em www.consed.org.br/noticia/educacao-promove-curso-de-aperfeicoamento-em-mentoria-de-diretores-escolares-da-rede-estadual.