Agnes Arato - Publicado em 13-04-2023 00:10
Descubra a Federal: Parque Esportivo (Campus São Carlos)
O ginásio poliesportivo é parte do parque esportivo da UFSCar

A Universidade também deve ser um espaço para o lazer e para o esporte! No campus São Carlos da UFSCar, por exemplo, a comunidade conta com um parque esportivo composto por uma pista de atletismo, quadras poliesportivas descobertas, campo de futebol, quadras de tênis, piscinas e ginásio poliesportivo. Essa estrutura é coordenada pelo Departamento de Esportes da Universidade.

Durante o ano acadêmico, o parque esportivo é bastante concorrido. As aulas do curso de Educação Física são desenvolvidas nesses espaços e têm prioridade, mas as Atléticas e Centros Acadêmicos também promovem diversas atividades esportivas. A programação diária fica disponível na entrada do ginásio de esportes. Para participar dessas atividades, é preciso procurar o Centro ou Atlética responsável.

Além das atividades das Atléticas, os servidores da Universidade promovem turmas de futsal feminino (quartas-feiras das 18h às 20h) e masculino (terças-feiras das 18h às 20h). Para participar, basta comparecer ao ginásio no horário da atividade.

Já as piscinas ficam abertas de segunda a sábado das 11 às 17 horas, com alguns horários utilizados pelo departamento de Educação Física e Motricidade Humana e outros pelo Polo aquático da Atlética UFSCar. Essa programação está disponível na portaria das piscinas. Para frequentar, a piscina é preciso mostrar a carteirinha de estudante ou funcional e um exame médico recente (até 30 dias).

Para os interessados em fazer reservas pontuais da estrutura esportiva, basta procurar a secretaria do Departamento de Esportes, que fica dentro do Ginásio de Esportes, no corredor dos vestiários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. O e-mail para contato é o esporte@ufscar.br.