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Denise Britto - Publicado em 13-04-2023 10:30
Pesquisa investiga letramento digital de idosos
Estudo convida voluntários a partir de 60 anos para participação presencial (Foto: Pixabay)
Estudo convida voluntários a partir de 60 anos para participação presencial (Foto: Pixabay)
Uma pesquisa na área da Psicologia da UFSCar que ensina o uso de aplicativos de celular para idosos está convidando participantes. O objetivo é promover o letramento de idosos, por meio das potencialidades da tecnologia de Programação de Contingências para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) e do paradigma de Equivalência de Estímulos.

"A PCDC é uma tecnologia de ensino que tem como ênfase o estabelecimento de objetivos (comportamentos-objetivo) a partir de questões socialmente relevantes, isto é, problemas vivenciados pelos aprendizes e/ou sua comunidade que poderiam ser solucionados a partir do repertório ensinado", explica Vitor Duncan Marinho, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, responsável pelo estudo. Já a equivalência de estímulos "é um paradigma comportamental que prevê que as pessoas aprendem mais do que aquilo que lhes é diretamente ensinado, isto é, o ensino de algumas relações faz emergir outras sem que seja necessário o ensino direto", completa.

Para avaliar essas ferramentas no letramento digital de idosos, a pesquisa convida voluntários para participar como aprendizes. Os critérios de participação são: ter 60 anos de idade ou mais, saber ler e escrever, possuir acuidade visual normal ou corrigida (uso de óculos) e ter acesso a um celular Android. Além disso, deve faltar ao participante o domínio em, ao menos, uma das funções a serem ensinadas: (1) manter o dispositivo conectado; (2) usar botões de navegação; (3) fazer e receber chamadas; (4) usar a câmera; (5) acessar aplicativos; (6) usar o navegador; (7) usar o cliente de e-mail; (8) usar o WhatsApp; ou (9) usar o YouTube.

"Os voluntários serão ensinados sobre o uso dos aplicativos que indicarem interesse em aprender. Assim, a vantagem proporcionada a eles é aprender a usar tais aplicativos e, com isso, ter acesso a suas utilidades", explica o pesquisador. 

A participação será realizada em formato presencial, em sessões individuais, na sala do Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC), que fica no Departamento de Psicologia (DPsi), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Para manifestar interesse, basta entrar em contato com o pesquisador responsável pelo WhatsApp (11) 99887-2360 ou pelo e-mail vitorduncanmarinho@gmail.com.

A pesquisa, intitulada "Aplicação da PCDC ao ensino do uso de dispositivos Android para idosos a partir da formação de classes de equivalência", é orientada pelos professores João dos Santos Carmo, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e Nádia Kienen, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e tem o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 52804421.8.0000.5504).