João Eduardo Justi - Publicado em 11-04-2023 08:00
CCET, CCBS e CECH celebram 50 anos de história
Três primeiros Centros da Universidade se destacam pela qualidade das atividades (Imagem: Acervo)

Em 2022, o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (o CCET), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Centro de Educação e Ciências Humanas (o CECH), localizados no Campus São Carlos da UFSCar, completaram 50 anos de existência. As celebrações, que tiveram início em janeiro de 2023, se encerraram no último dia 7 de março, em um evento conjunto, que destacou a relevância científica e social das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no escopo dos três Centros.

Foi na 25ª Reunião do Conselho de Curadores da UFSCar, no dia 13 de junho 1972, durante a apreciação do Estatuto da Universidade, que foi aprovada a adoção da estrutura de Centros ao invés de Faculdades ou Institutos. Na ocasião, foram criados o Centro de Educação e Ciências Humanas, o Centro de Ciências e de Tecnologia, e um Centro de Letras e Artes, que não chegou a sair do papel.

Já o CCBS viria a ser formalizado alguns anos mais tarde, em 1977, na gestão do Reitor Luiz Edmundo Magalhães, a partir da estrutura do antigo Departamento de Ciências Biológicas, esse, sim, criado em 1972. Portanto, o embrião do CCBS também já havia sido formado em 72, ao lado do CCET e do CECH.

50 anos depois, os três Centros cresceram em estrutura e em capacidade e qualidade de produção científica e formação profissional. Para a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, "as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos três Centros, nas três grandes áreas do conhecimento, tiveram e têm impacto indiscutível no desenvolvimento e na transformação social da microrregião onde estão inseridos, no Estado e no País".

Hoje, o CCET tem 11 departamentos que ofertam 19 cursos de graduação, além de 17 programas de pós-graduação. Reúne uma comunidade de mais de 5.600 pessoas, entre servidores e estudantes, que não param de olhar para o futuro. "Por exemplo, temos a Unidade Embrapii-Materiais com projetos que unem ciência, tecnologia e inovação, além do programa de modernização das Engenharias, garantindo a formação de profissionais extremamente capacitados para a superação dos desafios atuais e futuros", aponta Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, Diretor do CCET.

Por sua vez, o CCBS contempla 13 departamentos - sete da área de Ciências Biológicas e seis da área de Saúde - responsáveis pela oferta de 11 cursos de graduação e de onze programas de pós-graduação. O Centro abriga 281 servidores docentes e 96 técnico-administrativos "e conta com uma estrutura de laboratórios multiusuários e com uma unidade de simulação em saúde que agregam grande diferencial na formação dos estudantes", destaca Isabela Lussi, Diretora do CCBS.

E, completando a tríade, o CECH conta com dez departamentos, 14 cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação, além de Unidades Multidisciplinares. São quase 250 professores e 3.300 estudantes que, de acordo com Ana Cristina Juvenal da Cruz, Diretora do Centro, "se dedicam ao pensamento sobre a realidade social e a experiência humana, criando espaços de crítica e de criação, de modo a elaborar as intervenções necessárias a partir da função social da Universidade".

Ao comemorarem 50 anos, os Centros reforçam sua atuação de ponta no desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo e no Brasil, colaborando para a superação dos desafios do presente e do futuro. Essa é a visão, inclusive, de quem vê a UFSCar de fora. "A história da UFSCar é impressionante, do ponto de vista da qualidade como as coisas foram feitas aqui. Então, nós temos no Estado de São Paulo, em particular, uma configuração muito favorável e a UFSCar, como um componente central nesse processo de criação de conhecimento novo e de tradução desse conhecimento para a transformação e o progresso da sociedade", avalia Glaucius Oliva, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Saiba mais nesta edição de Na Pauta - Notícia.