Agnes Arato - Publicado em 30-03-2023 00:30
Descubra a Federal: Unidade Saúde Escola (USE)
Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar

A Unidade Saúde Escola (USE) é uma Unidade Acadêmica Multidisciplinar da UFSCar, ou seja, é uma unidade onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão e local de apoio à formação de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Além disso, a USE é um ambulatório de média complexidade, integrante da Rede de Assistência à Saúde do município de São Carlos e atende a toda a comunidade de São Carlos e microrregião (abrangendo Ibaté, Descalvado, Dourado, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito).

A Unidade oferece diversos serviços na área de saúde, como reabilitação cardiorrespiratória e doenças metabólicas, reabilitação em neurologia, reabilitação física (musculoesquelética), ambulatório interdisciplinar de Saúde Mental, psicoterapia para adultos, práticas integrativas e complementares como homeopatia, acupuntura e hortoterapia, terapia ocupacional para idosos, entre outros. Para consultar todos os serviços oferecidos, acesse o site: www.use.ufscar.br/servicos

Como ser Atendido na USE?
Como a USE é integrante da Rede de Assistência à Saúde do município de São Carlos, usuários do SUS podem ser encaminhados para a Unidade desde diferentes pontos da Rede Municipal. Inicialmente, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Outro caminho é a participação em pesquisas realizadas pela Universidade e desenvolvidas na USE. Essas pesquisas são divulgadas pelos canais de comunicação da Universidade (redes sociais como Instagram e Facebook, Portal da UFSCar, informativo interno), do município e imprensa em geral. Fique atento!

A USE fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O contato pode ser feito pelos telefones (16) 3351-8645 ou (16) 3351-8346 e pelo e-mail: use@ufscar.br. No site da Unidade, há muitas informações úteis, visite: www.use.ufscar.br.

Para ver tudo o que o Descubra a Federal já mostrou, clique aqui.