Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 09-03-2023 08:00
Licenciandos da UFSCar participam de Programa de iniciação à docência
Licenciandos da UFSCar participam de Programa de iniciação à docência. Imagem: Divulgação
Com o objetivo de formar professores que estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios em salas de aula, principalmente da rede pública de ensino, os licenciados da UFSCar contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Sob a orientação de docentes da Universidade e com a supervisão de professores de escolas parceiras, os bolsistas do Programa têm a oportunidade de participar de atividades de planejamento, acompanhar de perto os métodos usados em sala de aula e pensar em soluções que possam resolver os problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

A estudante de Educação Especial, Ana Beatriz Machi, é bolsista do Pibid e já projeta o seu futuro dentro do ambiente escolar, com toda a experiência que está adquirindo no presente. "É importante vir até o ambiente escolar para aprendermos a respeitar as diferenças, conhecer as individualidades de cada aluno e entender a prática de atividades para que possamos construir um futuro melhor para eles, sem estigmas e preconceitos", afirma.

Segundo a docente do Departamento do Metodologia de Ensino e atual coordenadora institucional do PIBID na UFSCar, Carolina Rodrigues de Souza, os estudantes que estiverem na primeira metade dos cursos de licenciatura podem concorrer a uma bolsa do Pibid de R$ 700. O programa é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)."Nas edições atuais, alunos com até 50% dos cursos de licenciaturas concluídos podem participar do programa. A entrada é por edital, sendo que cada subprojeto reúne 24 bolsistas, que fazem um processo seletivo e iniciam esse cronograma de experimentação em sala de aula", completa.

Só em 2022, foram 624 novos estudantes bolsistas de licenciatura dos campi São Carlos, Araras e Sorocaba da UFSCar que passaram a participar dos programas. Entre 2009 e 2022, 1521 licenciandos da Universidade, das mais diversas áreas, foram bolsistas do Pibid, em mais de 80 escolas diferentes. Para falar sobre a contribuição do PIBID para a formação docente na UFSCar, o "Na Pauta- Notícias" apresenta uma reportagem especial, no Canal UFSCar Oficial no YouTube e nas redes sociais. Acompanhe! Conheça mais sobre o PIBID e o PRP pelos sites www.pibid.ufscar.br e www.residenciapedagogica.ufscar.br.