Agnes Arato - Publicado em 16-02-2023 13:00
Descubra a Federal: Núcleo ETC
Núcleo ETC fica no bairro Santa Rosália, em Sorocaba.
O Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (Núcleo ETC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi pensado para ser um espaço de interação da Universidade com a comunidade externa. Localizado no bairro Santa Rosália, em Sorocaba, de forma a se integrar à cidade, foi idealizado de maneira a receber, promover e produzir programas e atividades de extensão propostos por docentes, técnico-administrativos e estudantes, mas também atividades propostas por outros órgãos, grupos e instituições. Por conta disso, os espaços disponíveis também podem ser utilizados por grupos da comunidade externa à Universidade.

Assim, desde a sua criação, em 2010, o espaço recebe tanto iniciativas internas, como, por exemplo, o curso de musicalização para educadores realizado em 2017 e o Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, sediado pela UFSCar em 2019, como eventos externos, os encontros dos coordenadores das escolas públicas de Sorocaba e as reuniões intercâmaras do Comitê de Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê são bons exemplos dessas iniciativas.

Os espaços do Núcleo ETC podem ser reservados no Sistema SAGUI pela comunidade interna e diretamente no e-mail nucleoetc@ufscar.br pela comunidade externa. A estrutura física conta com um auditório com capacidade total para 159 pessoas (com paredes retráteis para divisão em 3 salas); dois miniauditórios com capacidade de 54 e 51 pessoas cada; saguão para exposições de 287,08 m2; Sala de Reuniões com capacidade para 10 pessoas; sala de apoio/extensão, sala de espera; local para recepção de eventos com balcão fixo e espaço para guarda de materiais; copa; e estacionamento interno.

No final de 2022, o Núcleo ETC recebeu em sua fachada um grafite do artista Diego Dedablio, que deixou o espaço ainda mais bonito. Confira as fotos e um vídeo do trabalho no perfil do Núcleo no Instagram: @netcufscar. Mais informações sobre o funcionamento do espaço e dos projetos desenvolvidos você encontra no site: www.nucleoetc.ufscar.br.