Notícia

Fabricio Mazocco - Publicado em 07-12-2022 08:30
DEMa realiza evento comemorativo dos seus 50 anos
Departamento comemora 50 anos de criação. (Imagem: Divulgação)
Departamento comemora 50 anos de criação. (Imagem: Divulgação)
Há 50 anos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criava um dos seus primeiros departamentos, o de Engenharia de Materiais (DEMa), atendendo às atividades desenvolvidas no curso de graduação em Engenharia de Materiais, implantado em 1970, junto com a efetivação da Universidade. Para comemorar a data, o DEMa realiza, nos dias 8 e 9 de dezembro, o evento comemorativo dos 50 anos do Departamento com o tema "Quem fomos, quem somos e para onde vamos?".  

No dia 8, no Anfiteatro Bento Prado Jr, na área Norte do Campus São Carlos, às 8 horas, acontece a abertura do evento. Em seguida, ocorre, às 9 horas, a palestra "50 Anos de Graduação do DEMa", seguida do coffe break e da mesa-redonda "Evolução do Currículo da Engenharia de Materiais", com início às 11 horas.

No período da tarde, acontecem, às 14 horas, a apresentação de discentes sobre a visão dos estudantes a respeito da evolução do ensino em Engenharia de Materiais, às 14h45, uma apresentação do projeto Movimenta e, às 16 horas, a mesa "Perspectivas para o ensino de Engenharia de Materiais nos 50 anos do DEMa". 

No dia 9, também no Anfiteatro Bento Prado, a partir das 8h30, será realizado o Workshop de Pesquisa/Extensão, com as seguintes atividades pela manhã: cerimônia de abertura, às 8h30; palestra "Pesquisa no DEMa e a Fapesp", às 9 horas; palestra "50 Anos de Pesquisa no DEMa (Cerâmicas)", às 9h30; palestra "50 Anos de Pesquisa no DEMa (Metais)", às 10h30, e palestra "50 Anos de Pesquisa no DEMa (Polímeros)", às 11 horas. 

No mesmo dia, às 15h30, tem continuidade o Workshop de Extensão, com uma abertura, seguida de apresentações do histórico da evolução das atividades de extensão do DEMa (14h45) e do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais-CCDM (15h); além das intervenções "Refratários de alta performance como indutores da interação universidade-indústria" (15h30), "O desenvolvimento da indústria vidreira no Brasil" (15h45), "Micro e nanoestruturas para o desenvolvimento de materiais" (16h15), "A formação de recursos humanos na área de polímeros através de cursos de aperfeiçoamento" (16h30) e "Unidade de Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)" (16h45). O evento se encerra com a mesa-redonda "A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão", prevista para as 17 horas. 

A programação completa, com o nome dos palestrantes e demais convidados, pode ser conferida neste link.