Denise Britto - Publicado em 07-11-2022 13:00
O trabalho pelo cinema é tema de curso de extensão na UFSCar
Inscrições podem ser feitas pela Internet ou no primeiro encontro (Imagem: Reprodução)

O Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de extensão "O Trabalho pelo Cinema", oferecido na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), a partir deste mês de novembro.

A iniciativa busca discutir e analisar, a partir do cinema, as transformações do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. O intuito é demonstrar que o trabalho tem papel-chave na constituição das identidades e das diversas formas de sociabilidade, sendo que são muitos os filmes, desde os primórdios do cinema, que tratam dessa temática.

O curso abordará tópicos como trabalho industrial, trabalho e imigração, trabalho e adoecimento, trabalho precário, a nova lógica empresarial, trabalho ilegal/informal, trabalho e gênero, trabalho e tecnologia, entre outros, que serão discutidos com base em diversas produções cinematográficas.

Além dos alunos de graduação já inscritos pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), a Aciepe é aberta ao público externo, incluindo alunos de pós-graduação, pesquisadores do tema do trabalho das áreas de Humanidades, Saúde e Engenharias, bem como membros de movimentos sociais, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs) e demais interessados da comunidade externa.

A inscrição pode ser feita através deste formulário online ou presencialmente no início da Aciepe, que acontece no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 12 horas, no auditório do Departamento de Sociologia (DS), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. O dia e o horário dos demais encontros também serão definidos no dia 9/11. A Aciepe, com carga horária de 60 horas, incluindo atividades realizadas dentro e fora de sala de aula, deve se estender até março de 2023.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a responsável pela iniciativa, Aline Suelen Pires, professora do DS/UFSCar, pelo e-mail alinepires@ufscar.br.