Notícia
Quando você ouve a palavra "laboratório", pensa no quê? Em pipetas, tubos de ensaio, microscópios e um balão volumétrico com um líquido duvidoso fumegando? E se a gente te falar que essa foto aí do lado é de um laboratório do Campus Lagoa do Sino da UFSCar?
Sim! É a Fazenda Escola Lagoa do Sino, a FELS, espaço que dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus. Seu principal objetivo é funcionar como um laboratório a céu aberto, consolidando a integração das atividades produtivas e acadêmicas do Campus. Além disso, os estudantes de todos os cursos do Campus Lagoa do Sino (Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos) podem se candidatar a um estágio na fazenda, possibilitando que coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas.
Com aproximadamente 370 hectares de área de cultivo, a FELS conta com uma infraestrutura voltada à produção de grãos (soja, milho, trigo, sorgo e feijão). Os recursos obtidos na comercialização da produção são revertidos para o próprio projeto e também para investimentos em infraestrutura e financiamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Lagoa do Sino. E, apesar do foco na produção de grãos, a FELS também apoia iniciativas de agrobiodiversificação do sistema produtivo, como a produção animal, a apicultura, o sistema agroflorestal (SAF), o viveiro de mudas, dentre outras.
Quer saber mais sobre a Fazenda Escola Lagoa do Sino? Visite www.fels.ufscar.br que lá tem muita informação!