Agnes Arato - Publicado em 11-10-2022 01:00
Descubra a Federal: Unidade de Atendimento à Criança (UAC)
Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar

Criança também estuda na Federal? Ah, estuda sim!

Ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), a Unidade de Atendimento à Criança (UAC) é voltada para a educação de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, do berçário ao grupo 5 (creche e pré-escola), e fica no Campus São Carlos da UFSCar.

Desde o início do seu funcionamento, em 1992, até o ano de 2011, o atendimento na UAC era voltado às crianças filhas de servidores e estudantes da UFSCar. Porém, a partir de 2011, para cumprir com o critério de igualdade de condições para o acesso e a permanência de todas as crianças na faixa etária que se propõe a atender, a UAC passou a atender bebês e crianças filhas da comunidade externa à UFSCar - ou seja, qualquer pessoa residente em São Carlos pode se candidatar a uma das vagas oferecidas todos os anos pela Unidade.

A única reserva de vagas existente é para crianças filhas de estudantes em situação de vulnerabilidade vinculados ao Programa de Assistência Estudantil (PAE). Para os filhos desses estudantes, são reservadas 25% das vagas.

Atualmente, a UAC atende por volta de 140 crianças por ano, no períodos da manhã (8 às 12 horas) e da tarde (14 às 18 horas). Toda a alimentação da criança no período é oferecida pela Unidade. O edital para o sorteio de vagas costuma sair em novembro, e sempre é publicado no site da Unidade, o www.uac.ufscar.br, e no Portal da UFSCar, o www.ufscar.br.

Quer saber mais sobre a UAC? Acesse o site da Unidade e conheça o Projeto Pedagógico, veja fotos das atividades e muito mais!