Gisele Bicaletto - Publicado em 07-10-2022 09:30
Estudo aborda suporte básico de vida por estudantes leigos
Treinamentos acontecem até o fina do ano (Imagem: Divulgação)
Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar tem como objetivo analisar o conhecimento cognitivo, performance e autoconfiança em Suporte Básico de Vida (SBV) com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) de estudantes universitários considerados leigos, antes e após experiência simulada com Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. O estudo é aberto à participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar que não tenham conhecimentos prévios de SBV e uso de DEA.

A pesquisa é desenvolvida pela mestranda Ana Carolina Belmonte Assalin, sob orientação de Fernanda Berchelli Girão, professora do Departamento de Enfermagem (DEnf). A pesquisadora explica que a Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR) visa o melhor treinamento com atividades de curta duração, possibilidade de feedback imediato, reflexões e correções da prática, sendo estratégia de simulação que melhora a performance dos participantes para alcançarem a maestria de uma habilidade. "A PDCR aplicada no SBV visa aprimorar conceitos e técnicas específicas, guiadas pelas melhores evidências científicas para o atendimento de uma vítima de Parada Cardiorrespiratória por uma pessoa leiga. A simulação se divide em estações de treinamento de habilidades e, a partir da prática e do alcance da maestria, os estudantes avançam nas estações até completarem todos os ciclos", explica Ana Carolina Assalin. Ela destaca também que a literatura apresenta poucos estudos que abordam essa técnica, o que reforça a importância da pesquisa.

Trabalhar o SBV com pessoas leigas é importante para disseminar o conteúdo baseado em evidências para esse público, além de capacitá-lo. "Na maioria das vezes, os leigos não têm acesso às melhores evidências para o atendimento de situações de emergência, como é o caso da Parada Cardiorrespiratória. Esse tipo de evento acontece com frequência em ambientes públicos e residências, porém com pouca iniciativa de pessoas leigas para atuarem nos primeiros passos do atendimento do Suporte Básico de Vida. Pensando nisso, é importante treinar as habilidades dessa população para atuar adequadamente nos casos necessários", afirma a mestranda da UFSCar.

Um projeto piloto já foi realizado com estudantes dos primeiros semestres dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, leigos no assunto, e, segundo Assalin, observou-se que a aplicação da PDCR contribuiu para a redução no tempo de resposta das ações preconizadas para o atendimento do SBV e o feedback imediato junto à repetição do treino facilitam a aquisição da memória motora para seguir o passo a passo do atendimento em SBV. "Assim, as expectativas quanto à expansão do projeto a estudantes da Universidade é de que a técnica de simulação aplicada contribua para a aquisição de conhecimentos baseados nas melhores evidências disponíveis, podendo ser aplicado no dia a dia desses participantes, caso for necessário", comenta a pesquisadora quanto ao resultado esperado do estudo.

Participação
Estudantes da UFSCar que tenham interesse em participar do estudo devem preencher este formulário eletrônico. Os treinamentos serão realizados até o final deste ano, conforme agendamento com os participantes. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da UFSCar (CAAE: 50590821.0.0000.5504).