Agnes Arato - Publicado em 01-08-2022 05:00
Descubra a Federal: Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA)
A Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) faz parte da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar

Na UFSCar, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) é a unidade que acompanha o dia a dia dos cursos de graduação da Universidade. Assuntos como matrícula, inscrição em disciplinas, estágios, apoio pedagógico e transferência interna e externa são tratados com setores da ProGrad. Nesta série, apresentamos o trabalho de quatro setores dessa Pró-Reitoria: Ingresso na Graduação, Gestão e Registro Acadêmico, Estágios e Mobilidade, e Acompanhamento Pedagógico.

Gestão e Registro Acadêmico
A Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) é a unidade responsável pela gestão das informações sobre a vida acadêmica dos estudantes de cursos de graduação da UFSCar. Gerenciar a matrícula, os processos de transferência interna e externa, o aproveitamento de estudos, a colação de grau e a expedição de diplomas, por exemplo, são tarefas realizadas pela equipe da DiGRA.

Além desses serviços voltados aos alunos de graduação da UFSCar, também é tarefa da DiGRA a Revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras e a reserva de salas dos edifícios de Aulas Teóricas (ATs) para aulas avulsas, eventos, palestras e reuniões.

Geralmente, quem faz a ponte entre a DiGRA e o estudante é a Coordenação de Curso. Solicitações como aproveitamento de estudos e retificação de notas e frequências, entre outras, devem ser feitas via Coordenação. Além disso, com a matrícula automatizada, os documentos de que os estudantes podem precisar, como Atestado de Matrícula, Declaração de Conclusão de Curso e Histórico Completo, por exemplo, podem ser emitidos via SIGA. A lista completa e os procedimentos estão na Página da ProGrad

Porém, alguns serviços devem ser solicitados diretamente à DiGRA. São eles:

- Diploma (entrega para estudantes que colaram grau até novembro de 2021, após essa data o diploma será digital)
- Formulário de Transporte Público
- Cancelamento de matrícula
- Reserva de salas dos ATs

Araras: deeg-araras@ufscar.br
Lagoa do Sino: deegls@ufscar.br
São Carlos: digra@ufscar.br
Sorocaba: deegsor@ufscar.br

Links úteis

- Informações sobre serviços da ProGrad para estudantes de graduação da UFSCar
- Revalidação de diplomas
- Saiba a quem se dirigir

Em São Carlos, a DiGRA atende presencialmente das 14h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira. Nos demais campi, os Departamentos de Ensino de Graduação atendem nos seguintes horários:

- Departamento de Ensino de Graduação Campus Lagoa do Sino: atendimento presencial todos os dias das 8h às 17h, com exceção da segunda e sexta-feira pela manhã (dias de atendimento remoto).
- Departamento de Ensino de Graduação Campus Sorocaba: atendimento presencial das 9h às 11h e das 14h às 16h de segunda a sexta-feira.
- Departamento de Ensino de Graduação: consultar a unidade pelo deeg-araras@ufscar.br