Agnes Arato - Publicado em 01-08-2022 08:00
Descubra a Federal: Ingresso na Graduação
A Coordenadoria de Ingresso na Graduação é um dos setores da Pró-Reitoria de Graduação

Na UFSCar, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) é a unidade que acompanha o dia a dia dos cursos de graduação da Universidade. Assuntos como matrícula, inscrição em disciplinas, estágios, apoio pedagógico e transferência interna e externa são tratados com setores da ProGrad. Nesta série, apresentaremos o trabalho de quatro setores dessa Pró-Reitoria: Ingresso na Graduação, Gestão e Registro Acadêmico, Estágios e Mobilidade, e Acompanhamento Pedagógico.

Ingresso na Graduação
O ingresso nos cursos de Graduação da UFSCar é feito principalmente pelo SiSU. O SiSU é um sistema de seleção unificado, coordenado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de Ensino Superior podem ofertar suas vagas para cursos de graduação presenciais. Este sistema utiliza a nota do Enem e, na UFSCar, é o sistema utilizado para selecionar os estudantes para 2.893 vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação da Universidade (conheça aqui os cursos de graduação da UFSCar).

O único curso que não tem o processo seletivo regular feito pelo SiSU é a Licenciatura em Música, que exige a realização de uma prova de Habilidades Musicais. Nesse caso, o estudante precisa se inscrever no processo seletivo específico. Além da prova presencial de Habilidades Musicais, também é utilizada a nota do Enem.

Confira aqui uma seção com as dúvidas mais frequentes sobre o Ingresso na Graduação da UFSCar.

Mas o SiSU não é o único modo de acesso aos cursos de Graduação da UFSCar. Há outras formas de acesso, para públicos específicos. São elas:

- Vestibular Indígena: anualmente é ofertada 1 (uma) vaga adicional em cada curso da UFSCar , destinada ao ingresso de estudantes indígenas que comprovem pertencer a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio de declaração de etnia e vínculo com sua comunidade de origem. Desde 2022, o Vestibular Indígena é realizado em parceria com a Unicamp, por meio de prova específica. O edital e as datas importantes são sempre publicados no Portal da UFSCar e no Portal do Ingresso.

- Ingresso para Migrantes Internacionais: edital específico para pessoas em situação de refúgio, solicitantes do status de refugiado e residentes estrangeiros com visto humanitário. Utiliza a nota do Enem para fazer a classificação dos candidatos.

- Cursos a distância: os cursos a distância, quando são ofertados, tem regras próprias de acesso, divulgadas em edital.

A unidade da ProGrad responsável pelos processos necessários para a realização do ingresso na UFSCar é a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG). A CIG tem uma página informativa sobre todos os processos seletivos, incluindo uma seção de dúvidas frequentes, em www.ingresso.ufscar.br, e pode ser contatada pelo e-mail ingresso@ufscar.br.