Agnes Arato - Publicado em 01-08-2022 06:00
Descubra a Federal: os Restaurantes Universitários
Restaurante Universitário

Entrar na Universidade não é fácil, mas permanecer no curso pode ser um desafio ainda maior para muitos estudantes. Nesse sentido, os restaurantes universitários são fundamentais: além do valor subsidiado a estudantes de graduação e pós-graduação, que torna as refeições servidas mais acessíveis, estudantes em vulnerabilidade econômica recebem as refeições de forma gratuita, através das bolsas alimentação.

Para utilizar os restaurantes, é preciso apresentar a carteirinha da UFSCar (para estudantes e servidores). A solicitação da carteirinha deve ser feita pelo sistema SAGUI, em Autoatendimento --> Carteirinha. O acesso é feito através do seu número UFSCar. Após a solicitação, para utilizar os restaurantes até a carteirinha chegar, é possível fazer uma carteirinha provisória na secretaria do próprio RU. Com a carteirinha em mãos (definitiva ou provisória), basta se dirigir ao guichê de atendimento e depositar os créditos a serem utilizados. Esse depósito pode ser feito em dinheiro, por PIX ou cartão (débito e crédito).

Além dos estudantes de graduação e de pós-graduação e dos servidores docentes e técnico-administrativos, pessoas de fora da comunidade universitária também podem utilizar os restaurantes. Nestes casos, é possível adquirir a refeição avulsa diretamente no guichê de atendimento do RU.

Refeições
As refeições dos restaurantes da UFSCar são sempre compostas de um prato principal com proteína animal ou um prato principal vegetariano, prato principal extra, guarnição, saladas, acompanhamento, sobremesa e suco. Os restaurantes de São Carlos, Araras e Sorocaba servem almoço e jantar. Em Lagoa do Sino, é servido somente o almoço.

Importante! Os restaurantes não fornecem copos descartáveis. Leve a sua caneca para poder se servir de suco!

Confira o preço atualizado das refeições para cada categoria e o cardápio da semana na página do Restaurante Universitário. O cardápio também é publicado semanalmente no Instagram do RU e diariamente nos stories do Instagram da UFSCar.

Abaixo estão os horários de atendimento dos restaurantes de cada campus:

- Campus São Carlos
Almoço - 10h30 às 14h
Jantar - 16h45 às 19h

Sábado, domingos e feriados:
Almoço - 11h30 às 13 horas
Jantar - 17h30 às 18h30

- Campus Araras
Almoço - 11h30 às 13h30
Jantar - 18h às 19h30

Sábado:
Almoço - 11h às 12h30

- Campus Sorocaba
Almoço - 11h às 13h30
Jantar - 17h às 19h

Sábado:
Almoço - 11h às 13h

- Campus Lagoa do Sino
Almoço - 10h30 às 13h30

Para mais informações sobre os restaurantes da UFSCar, converse com a Coordenadoria da Rede Integrada de Segurança Alimentar (CRISA), a unidade responsável pela gestão do Restaurante Universitário da UFSCar.

Telefones: (16) 3306-6526 / (16) 3351-9566 / (16) 3509-1578
E-mail crisa@ufscar.br